Empresa famosa por reality-shows compra produtora israelense e vira dona de série da Netflix

Ayelet Zurer, Michael Aloni, Dov Glickman e Neta Riskin em Shitsel (Divulgação)A Fremantle comprou a produtora israelense por trás da série Shtisel, que está disponível na Netflix.

A empresa de origem holandesa está assumindo o controle total do canal Abot Hameiri, logo, ela erá também terá o controle da série The Attaché, produção franco-israelense. 

O conglomerado é responsável por franquias de reality shows, tais como The X Factor e Got Talent. Além disso, é dona de séries dramáticas incluindo American Gods e The Young Pope

Agora a empresa é 100% responsável pela produtora israelense Abot Hameiri. Fremantle controlava anteriormente uma participação de 51% na empresa sediada em Tel Aviv dirigida por Eitan Abot e Guy Hameiri.

Fora de Israel, o produto mais conhecido de Abot Hameiri é a comédia romântica Shtisel, que se passa na comunidade ultraortodoxa israelense.

Além disso, The Attaché também tem feito bastante sucesso. A série é um drama sobre um músico israelense que se muda para Paris. 

Shtisel, em particular, tornou-se um grande sucesso desde o lançamento global na Netflix.

The Attaché recentemente foi ao Starzplay em grande parte da Europa e também é distribuído pela AMC nos EUA.

Porém, Abot Hameiri também é uma grande produtora de televisão não roteirizada em Israel.

A empresa produz as versões locais de programas como Power Couple, que foi adaptado em 14 mercados, e Hear Me, Love Me, See Me, produzido em 12 países até o momento. 

No entanto, ano passado a empresa lançou um reality show de namoro chamado Find Me Somebody To Love. O programa estreou com classificação livre e terá uma segunda temporada.

“O potencial da emissora, das histórias e do talento que a equipe da Abot Hameiri reúne é enorme e não tenho dúvidas de que o incrível sucesso que a empresa tem desfrutado em Israel e internacionalmente continuará a crescer globalmente, graças ao suporte e interação contínuos com nossas equipes em entretenimento global, com script global e distribuição”, disse a CEO da Fremantle, Andrea Scrosati, em um comunicado.

Sobre Shitzel

A comédia dramática retrata a vida de uma família ultra ortodoxa, que vive em Israel. O grupo é conhecido como Haredis, e vivem uma vida isolada em um pequeno séquito religioso.

Logo, a série, que foi ao ar pela primeira vez em Israel pelo no canal pago Yes, em 2013, nos apresenta à família Shtisel exatamente um ano após a morte da matriarca. O filho, Akiva, é um solteirão sonhador, de 24 anos, que desenha em segredo.

No entanto, ele consegue um emprego como professor substituto em uma escola onde seu pai dá aulas e se apaixona por Elisheva, uma mãe viúva de um de seus alunos.

Shulem, o pai, é um homem muito afetuoso que sempre parece estar comendo. Quando a série estreia, ele transfere a sua mãe para uma casa de repouso onde, pela primeira vez na vida, ela tem uma televisão. 

O mais antigo reality show torna-se, em sua narrativa, um feito talmúdico- que se refere ao tribunal religioso judeu.

“Há um tribunal de estudiosos que os ensina a cantar!” ela diz a Shulem.

A irmã de Akiva, Giti, é casada com um açougueiro kosher que foi embora para a  Argentina, deixando-a sozinha para cuidar de seus cinco filhos. A filha mais velha do casal é Ruchami, uma bibliófila adolescente que, à noite, lê para os irmãos o que ela chama de “Hannah Karenina”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›