Entrevista com o Vampiro | Por que um vampiro criança é tão assustador?

Performance de atriz no filme dos anos 1990 impressionou os espectadores e mostrou o perigo de um vampiro não crescido

Uma vida de imortalidade pode não ser a coisa mais maravilhosa do mundo, sobretudo se você ainda é jovem demais para ser transformado em vampiro.

Isso é o que acontece com Claudia na história de Entrevista com o Vampiro, livro de Anne Rice que foi adaptado como filme em 1994 e ganha nova versão seriada a partir do mês que vem.

No livro e no filme, Claudia tem apenas cinco anos quando foi transformada em vampira (embora Kirsten Dunst já tivesse onze), e na série ela foi envelhecida e terá quatorze. Independentemente de qual for a idade considerada para a discussão, nenhuma das duas estaria preparada para lidar com a nova natureza.

Kirsten Dunst como Claudia em Entrevista com o Vampiro (Reprodução)
Kirsten Dunst como Claudia em Entrevista com o Vampiro (Reprodução)

Por que a personagem é tão perigosa e mortal? O que exatamente faz com que uma vampira criança/adolescente meta tanto medo nos espectadores?

Um dos pontos que perturbam a respeito de Claudia é seu tamanho; seja com 5 ou 14 anos, um ser humano adulto deveria ser capaz de dominá-la fisicamente. Embora pareça fraca e vulnerável, a menina é uma assassina fria que usa isso em seu favor. Afinal, quem vai ser capaz de tentar matar uma criança?

Congeladas no tempo

A questão mais importante e que é tratada com grande peso nos filmes e possivelmente será na série é a questão da passagem do tempo; vampiros não envelhecem, presos para sempre na forma em que foram transformados. Quem consegue imaginar ficar preso na infância ou adolescência para sempre?

Embora parte da mente de Claudia amadureça, ela nunca será capaz de ser uma adulta completa porque 1) ela sempre terá um corpo infantil/pubescente e 2) ela estará presa para sempre em um corpo com um cérebro que ainda não está completamente formado.

Bailey Bass é Claudia em Entrevista com o Vampiro (Reprodução/AMC)
Bailey Bass é Claudia em Entrevista com o Vampiro (Reprodução/AMC)

Ambas questões tornam a menina ainda mais perigosa. Ela ressente Louis e Lestat por terem transformado ela, uma vez que ela foi impedida de se tornar uma mulher. Mesmo com centenas de anos, ela sempre será vista como a idade que aparenta e tratada como tal.

O não-desenvolvimento mental talvez seja o maior problema de todos: como ensinar uma criança ou adolescente com sede de sangue a ser maduro e responsável, sendo que o cérebro deles nem mesmo processa direito estes sentimentos? Essa talvez seja a melhor explicação para o comportamento inconsequente e violento da personagem.

O que será diferente da Claudia da série em comparação com a do filme? Será que alguns dos conflitos irão mudar ou ser aprofundados? Faltam poucos dias para descobrir a resposta.

Entrevista com o Vampiro estreia em 2 de outubro nos Estados Unidos, ainda sem previsão no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›