Por que a mãe de Buffy morre na quinta temporada da série?

Morte de personagem é uma das que fãs de séries em geral mais odeiam e mais acham desnecessária.

Como toda série sobrenatural, mortes não eram uma raridade em Buffy, A Caça-Vampiros, mas algumas com certeza pesaram e mudaram o rumo do programa.

No episódio intitulado O Corpo, Buffy chega em casa e encontra Joyce, sua mãe, morta no sofá. Embora um choque, o falecimento da personagem já era algo previsível, já que ela já sofria com câncer por um ano quando morreu.

Kristine Sutherland é Joyce em Buffy, a Caça-Vampiros (Reprodução)
Kristine Sutherland é Joyce em Buffy, a Caça-Vampiros (Reprodução)

A perda da mãe da protagonista foi um choque tanto para ela quanto para os espectadores, mas o momento já era algo programado há muitos anos. Em um dos vídeos extras dos DVDs da série, a atriz Kristine Sutherland revelou que ela e o criador da atração, Joss Whedon, já discutiam a morte de Joyce desde a terceira temporada.

Embora não tenha sido o único motivo, Kristine também já estava preparada para deixar o programa. Ela confessou nos extras que já estava há tempos com vontade de ser dispensada para que pudesse fazer uma viagem pela Europa que tinha planejada. Inclusive, a ausência de Joyce em muitos episódios da 4ª temporada se devia à atriz já estar viajando desde aquela época.

Criador queria causar sofrimento que teve em personagem

Joss contou em entrevista com o Metro.Co.Uk que a ideia de ‘matar’ a mãe de Buffy aconteceu depois que ele mesmo perdeu a mãe. “Minha mãe morreu quando eu tinha 27, em um acidente de carro. Eu não pensei muito em usar a experiência até a terceira temporada”, afirmou.

Buffy (Sarah Michelle Gellar) em Buffy - A Caça Vampiros
Buffy (Sarah Michelle Gellar) em Buffy – A Caça Vampiros (Reprodução)

Segundo o cineasta, a ideia era de que uma perda tão grande e o processo de luto mudaria a protagonista de uma maneira irreversível, que a transformaria positivamente através do trauma. Parte de suas decisões finais na série se devem, em parte, a este momento, disse ele.

“Tem um tipo bom de dor criada com esse tipo de situação dela que foi particularmente pessoal para mim”, confessou Joss.

Buffy, a Caça-Vampiros foi exibida entre 1997 e 2003, somando 7 temporadas e 145 episódios. Além disso, gerou o spin-off Angel, que foi exibido entre 1999 e 2004, com 5 temporadas e 110 episódios. Buffy pode ser assistida no Star+ e no Globoplay, e Angel, somente no Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›