Cemitério Maldito: Por que Stephen King não gostou da adaptação?

Depois de se decepcionar com o primeiro filme o escritor aprovou o remake

Apesar de ter sido um sucesso de bilheteria quando foi lançado em 1989, Cemitério Maldito não foi nada bem na avaliação dos críticos, e ficou entre as adaptações de obras de Stephen King menos apreciadas pelo escritor.

Ver King desaprovar o longa-metragem pode ser difícil de entender, se não se souber os motivos do desgosto do escritor, já que ele próprio escreveu o roteiro da adaptação dirigida por Mary Lambert.

A diretora também não é culpada pela desaprovação do filme, segundo o próprio Stephen King contou em uma entrevista à revista americana Cinefantastique, alguns anos depois da estreia do longa nos cinemas.

Cena de Cemitério Maldito (1989)
Cena de Cemitério Maldito (1989) (Reprodução)

Na realidade, o escritor acha que o que impediu que Cemitério Maldito fosse uma boa adaptação foi seu elenco, mais precisamente o desempenho dos protagonistas, que ele apontou não terem a química nem a profundidade que deveria existir entre um casal naquela situação.

“Eu acho que Dale Midkiff é duro em alguns lugares. Acho que Denise Crosby se depara com frio em alguns lugares. Eu não sinto que o casal que está no centro da história tem o tipo de calor que os desencadearia perfeitamente contra o elemento sobrenatural que os cerca”, ele explicou.

O escritor prosseguiu acrescentando que devido o mal desempenho dos protagonistas o longa ficou em falta com o que ele considera vital para uma história de terror.

“Eu gosto mais desse contraste. Acho que faz o que filmes de terror devem fazer. É um gênero fora-da-lei. É uma foto fora-da-lei. Muitas das críticas sugeriram muito fortemente que as pessoas se ofendem com a imagem, e esse é exatamente o efeito que o filme de terror busca”, ele salientou.

 

Cena de Cemitério Maldito (1989)
Cena de Cemitério Maldito (1989) (Reprodução/IMDB)

Remake aprovado

Trinta anos após o lançamento do filme de Mary Lambert, um remake de Cemitério Maldito com roteiro de Jeff Buhler e direção de Kevin Kölsch e Dennis Widmyer provocou opiniões mistas, devido ter feito uma grande alteração na história, matando Ellie ao invés do pequeno Gage.

Muitas pessoas achavam que a troca tirava um bom peso da carga emocional da história, que era justamente o fato de Gage ter apenas três anos de idade e estar só começando a viver, enquanto Ellie já era uma criança um pouco maior, aos seus nove anos.

A controversa alteração, no entanto, foi não só aprovada como defendida por Stephen King que declarou que as queixas das pessoas em relação a Ellie morrer no lugar de Gage eram loucura, pois não mudava nada, e era uma mudança compreensível, afinal é muito mais fácil trabalhar com um zumbi de nove anos do que de um bebê de três anos.

Cemitério Maldito de Mary Lambert está disponível para aluguel no Youtube, Apple TV e Google Play Filmes e TV, assim como Cemitério Maldito de Kevin Kolsch, Dennis Widmyer, que também pode ser alugado no Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›