10 filmes LGBTQIA+ que todo mundo deveria assistir

Nas últimas décadas tivemos grandes avanços para a comunidade LGBTQIA+, incluindo na indústria cinematográfica, que enfim começou a criar mais conteúdos de qualidade, sem tratar pessoas LGBTQIA+, como estereótipos.

Vamos citar aqui 10 filmes LGBTQIA+ que todo mundo deveria assistir.

1. A Garota Dinamarquesa (2015)

Uma adaptação do livro homônimo escrito por David Ebershoff, inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa, A Garota Dinamarquesa conta a história de uma das primeiras pessoas trans a fazer cirurgia de redesignação sexual.

O filme mostra Einar se descobrindo como uma mulher trans, quando a esposa começa o vestir de mulher para usá-lo de modelo em seus quadros, em 1926.

A partir daí ele começa a mudar sua aparência e muda seu nome para Lili Elbe, se transformando em uma das primeiras mulheres trans a fazer cirurgia de mudança de sexo.

2. Elisa e Marcela (2019)

Cena de Elisa e Marcela (Divulgação)

Falando em filmes inspirados em fatos reais, outra excelente dica é Elisa e Marcela, que conta a história de Elisa Sánchez Loriga e Marcela Gracia Ibeas, duas mulheres que se passaram por um casal heterossexual, para se casar em 1901, tornando um dos primeiros casais do mesmo sexo a se casar do mundo.

O filme acompanha o amor de Elisa e Marcela desde que elas se conheceram na escola, se apaixonando a primeira vista, até o corajoso momento em que Elisa se disfarça de homem e com o documento de um parente falecido se casa na igreja com Marcela.

3. Amor por Direito (2015)

Cena de Amor por direito (Divulgação)

Amor por Direito apresenta uma dificuldade que, infelizmente, ainda nos dias de hoje, muitos casais homoafetivos passam, o reconhecimento dos direitos e benefícios de um casal.

O longa acompanha a luta de Laurel, uma policial, que após ser diagnosticada com uma doença terminal, entre em uma grande batalha na justiça, para que sua parceira Stacie parceira receba os benefícios de sua pensão após a sua morte.

4. Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Cena de Hoje eu quero voltar sozinho (Divulgação)

Hoje eu Quero Voltar Sozinho é uma bela história que junta o surgimento do primeiro amor, com a descoberta da sexualidade, a superação da deficiência física e a consequente e desejada liberdade.

A trama mostra a vida do adolescente cego e superprotegido pela mãe, Leonardo, que está tentando se libertar um pouco na mãe quando conhece Gabriel, por quem ele desenvolve sentimentos que o fazem se conhecer melhor e se descobrir sexualmente.

5. Azul é a Cor mais Quente (2013)

Cena de Azul é a Cor mais Quente (Divulgação)

Outra interessante história de descobrimento de sexualidade é mostrado em Azul é a Cor mais Quente, quando a jovem Adèle conhece uma garota lésbica chamada Emma, em meio a uma fase de autoconhecimento, e se sente atraída por ela, passando muito tempo com a nova amiga.

Enquanto ela fortifica seus laços com Emma, e passa ao lado dela uma grande fase de descobertas e prazer, ela acaba sofrendo uma enorme pressão de seus amigos para que ele se resolva em relação a sua sexualidade.

6. Girl (2018)

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O drama belga Girl, inspirado em fatos reais, conta a história de Lara, uma talentosa bailarina de 15 anos, que sonha em ser uma profissional e para alcançar esse objetivo começa a frequentar uma grande escola de dança.

Enquanto aguarda por sua cirurgia de confirmação de gênero, ela encara muitas dificuldades emocionais e físicas, devido sua estrutura corporal, por ela ter nascido como menino.

7. Tio Frank (2020)

Cena de Tio Frank (Reprodução)

Outro fato ainda comum entre muitas pessoas da comunidade LGBTQIA+, é a falta de coragem em assumir sua sexualidade para a família, e isso é evidenciado em Tio Frank.

O filme, ambientado nos anos 1970, conta como a adolescente Beth Bledsoe acaba descobrindo que seu tio Frank é gay e vive há anos com seu companheiro escondido da família e depois precisa ver ele tendo que encarar o trauma de se assumir quando seu pai vem a falecer.

8. Me Chame Pelo seu Nome (2017)

Timothée Chalamet e Armie Hammer em cena de Me Chame Pelo Seu Nome (2017) (Foto: Divulgação)

Outra história de amadurecimento sexual, Me Chame Pelo seu Nome é baseado no romance homônimo, de André Aciman, que acompanha as férias de verão de Elio, um adolescente, filho único de uma rica família intelectualizada.

A vida de rapaz começa a mudar quando ele começa a se aproximar de Oliver um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, que o faz rever muita coisa, incluindo sua sexualidade.

9. A Festa de Formatura (2020)

Cena de A Festa de Formatura (Divulgação)

Adaptado de um musical da Brodway inspirada na história real de uma adolescente lésbica, A Festa de Formatura conta a história de Emma uma adolescente que vê o baile da sua escola ser cancelado para que ela não possa ir com sua namorada.

Revoltada com a ação da diretoria da escola a menina leva o caso as redes sociais e recebe um surpreendente apoio de um grupo de atores da Broadway, que estão em busca de uma causa para melhorar sua carreira.

10. Queens (2021)

Cena de Queens (Divulgação)

Voltando as atenções para o maravilhoso universo das drag queens, Queens acompanha Dylan, uma jovem com grande talento para a dança que é incentivada pela avó a fazer uma teste para um grande musical na cidade grande.

Chegando lá ela descobre que o teste aconteceu há um mês e acaba indo parar em uma boate de drag queens, como faxineira, até que o coreografo da casa descobre seu talento e a disfarça de drag queen para inclui-la no show.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›