Série quente faz Netflix contratar especialista em sexo

Olhar Indiscreto é primeira produção brasileira do streaming a contar com coordenadora de intimidade

Com casos de assédios sexuais em bastidores de filmes e séries acontecendo, a Netflix Brasil contratou uma coordenadora de intimidade para evitar problemas. A profissional foi vista como uma necessidade para as filmagens de Olhar Indiscreto.

A nova série do streaming que está sendo descrita como um thriller psicológico, acompanha uma voyeur e hacker, que tem como rotina espiar pela janela sua vizinha de frente, uma prostituta de luxo.

Para proteger o elenco do programa durante as muitas cenas quentes de intimidade e nudez, a plataforma contratou a atriz Barbara Harrington, que tem mestrado em estudos de performance.

Débora Nascimento em cena de Olhar Indiscreto
Débora Nascimento em cena de Olhar Indiscreto (Divulgação/Netflix/Aline Arruda)

A profissional, que está trabalhando com as atrizes e atores desde que as filmagens foram iniciadas, também atua junto da equipe de produção e os chefes de departamento.

“Essa coordenação é uma parte importante de Olhar Indiscreto, e de qualquer outro projeto que apresente cenas íntimas, pois facilita as conversas difíceis entre diretores, atores, figurinos e produção”, Barbara salientou em entrevista ao site Notícias da TV.

Ela é informada sobre as cenas em geral, para preparar possíveis workshop com atores e diretores se for necessário. Também acompanha cenas mais delicadas que possam preocupar elenco e direção.

“(Coordenadores de intimidade) Podem também atuar como porta-vozes para atores ou outros membros da equipe, dando voz às preocupações deles e ajudando a encontrar soluções para problemas quando eles ocorrem”.

“Coordenadores podem auxiliar o diretor com a coreografia, trabalhar com o consentimento físico dos atores e ajudar na marcação de uma cena”, ela explicou melhor seu trabalho.

Cena de Olhar Indiscreto
Cena de Olhar Indiscreto (Reprodução/Youtube)

Netflix tem profissional bem preparada

Uma função um pouco nova, os coordenadores de intimidade precisam de mais especialização do que as pessoas podem imaginar.

“Aprendemos como decupar roteiros para detalhar o conteúdo íntimo, avaliar riscos e criar um plano para o conteúdo íntimo do projeto. Estudamos como preparar atores para cenas íntimas, coreografar cenas de sexo e usar as roupas especiais ou barreiras de proteção”, contou Barbara.

E não é só sobre desenvolvimento do trabalho em um set de filmagem que esses profissionais precisam entender. A função exige um amplo conhecimento de sexo e até de saúde.

“Além disso, tivemos que completar um curso intensivo de pronto socorro de saúde mental e várias oficinas que abordaram questões de gênero, trabalho com menores, problemas específicos relacionados a filmes ou séries de época ou com cenas envolvendo BDSM [Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”, ela descreveu.

Cena de Olhar Indiscreto
Cena de Olhar Indiscreto (Reprodução/Youtube)

Trabalho completo

Se engana quem pensa que o trabalho de um coordenador de intimidade acontece somente durante a filmagens das cenas mais quentes. Barbara começa seu trabalho na descrição da cena, acompanha o ensaio e a gravação.

Ela ressaltou que precisa se preocupar em que a cena atenda as expectativas da direção e que fique realista, mas que para isso não explore o elenco emocional, física ou psicologicamente.

“Atores estão treinados a nunca dizer não, mas é fundamental para o nosso trabalho que o ator aprenda a estabelecer limites”.

“Nunca cortei uma cena, não tenho esse poder, nem quero ter. Mas, se achar que a cena está se estendendo muito e o ator não está confortável, falo para a diretora que estou preocupada com o ato”, ela disse.

A coordenadora de intimidade revelou que em Olhar Indiscreto ela estabeleceu um combinado com a direção. Não ficar refazendo mais do que duas vezes as cenas de sexo mais longas, para poupar os atores.

Olhar Indiscreto está previsto para chegar à Netflix em 1º de janeiro de 2023.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›