Como é o trabalho de um coordenador de intimidade?

Profissional é quem coordena as cenas de sexo em filmes e séries de TV

A Casa do Dragão tem muitas cenas de sexo, apesar de elas serem mais sutis que as de sua série de origem, Game of Thrones, que teve tanta polêmica em suas cenas que motivou a HBO, a estabelecer a presença obrigatória de uma coordenadora de intimidade no spin-off.

A tarefa de coordenação as cenas de nudez e sexo ficou para Miriam Lucia, que em uma recente conversa com o site americano Deadline, falou um pouco sobre seu trabalho na série, que começa com uma abordagem mais de preparação mental, ante de partir para a física.

“A primeira parte é mental e psicológica, trabalhando o que o diretor quer e como o ator se sente sobre isso, e trabalhando quais são os limites. Onde está o consentimento? E então, em um ensaio, nós trabalhamos a fisicalidade e o bloqueio da cena”.

Sonoya Mizuno e Matt Smith abraçados em cena de A Casa do Dragão
Sonoya Mizuno e Matt Smith em cena de A Casa do Dragão (Divulgação HBO)

“Às vezes, você tem diretores que são muito claros sobre isso, e eles têm uma ideia muito definida de como eles querem que a filmagem seja, e eles são extremamente bons em se comunicar com o ator, como Miguel era. (Ele dizia:) ‘Nós vamos ter x número de configurações sobre isso, há um close-up aqui, e então isso acontece, e então há um wide’. Isso ajuda os atores. Isso me ajuda também, em termos de saber como vamos coreografar a cena e o que potencialmente vai ser filmado”, ela salientou.

Ela deu um pouco mais de detalhes sobre seu trabalho especificamente em A Casa do Dragão, relembrando uma cena.

“Se eu estou no set e sentir que alguém está achando difícil – como Emily Carey expressou em seu recente artigo para a Newsweek sobre sua cena de sexo no episódio quatro (estava muito assustada com a cena, e sem um coordenador de intimidade ela não saberia como lidar) você se certifica de que você está verificando com eles, e que você está passando tempo com eles”.

“Emily tinha apenas 18 anos quando fizemos aquela cena [em que sua personagem é colocada para fazer sexo com seu marido muito mais velho]. Era um trabalho de também sobre falar com Paddy [Considide, que interpreta o Rei Viserys Targaryen] durante toda a coisa, e verificar se ele estava bem. Afinal, ele tem uma filha da idade da Emily”, ela ressaltou.

Paddy Considine e Emily Carey em cena de sexo de A Casa do Dragão
Paddy Considine e Emily Carey em cena de A Casa do Dragão (Reprodução HBO)

Ela finalizou explicando que utiliza sua experiência como artista e coach para ajudá-la a ser uma boa coordenadora de intimidade.

“Não sou psicóloga e nem terapeuta. Sou uma atriz, que também é treinadora de atuação, que se tornou uma coordenadora de intimidade. Eu ainda faço os três. Meu trabalho como treinadora de atuação ajuda em termos de eu entender como um ator em particular funciona, como eles estão processando informações, e como estão colocando essa informação em sua ação física, e se isso faz sentido”, ela disse.

Os cinco primeiros episódios de A Casa do Dragão estão disponíveis na HBO Max e novos episódios vão ao ar no canal HBO todos os domingos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›