Ruído: Filme baseado em história real mostra luta para encontrar mulheres desaparecidas

Produção é comandada pela diretora Natalia Beristain e se baseia na luta contra o desaparecimento de mulheres no México

A diretora mexicana Natalia Beristain está divulgando seu novo filme, Ruído, que pretende contar a história de uma mãe que está em busca de sua filha desaparecida. A produção pretende retratar alguns aspectos sobre o feminicídio no México.

“A primeira vez que pensei em fazer um filme sobre o inominável (aquilo que não tem palavra para nomear: o estado-dor em que fica uma mãe-pai quando seu filho morre-desaparece) foi em 2006, quando eu ainda estudava cinema e minha mãe, a atriz Julieta Egurrola, estava em Frozen, peça em que interpretava uma mulher que havia perdido a filha de 10 anos”, disse Beristain ao The Washington Post (via La Cadera de Eva).

A diretora, que também é fundadora da produtora Chamaca Films, revelou que a ideia para a produção do longa a seguiu por mais de dez anos.

No filme, a atriz Julieta Egurrola interpreta Júlia, uma mãe que vive o luto suspenso de não saber onde se encontra sua filha.

Ao longo do processo, ela também se encontrará com diversos coletivos que a apoiam debaixo do grito de “você não está sozinha”.

Julieta Egurrola como Julia em Ruído (Divulgação Netflix)
Julieta Egurrola como Julia em Ruído (Divulgação/ Netflix)

Em Ruído, Júlia entra em contato com outras mulheres que estão em situação semelhante

Encontrando pessoas de diferentes idades, origens e grupos sociais, a personagem se fortalecem.

Ao longo do filme, ela tem a oportunidade de conhecer mulheres que choram, riem, trabalham e vivem como qualquer outra pessoa, já que suas vidas não podem parar na dor.

De acordo com a própria diretora, Ruído, é uma batalha na luta contra os desaparecimentos a fim de dar visibilidade e reconhecer a luta dessas mulheres em suas buscas.

Filme conta com a participação de Teresa Ruiz

A atriz mexicana interpreta uma jornalista especializada em desaparecimento de mulheres. Ela entra em contato com Julia através de uma rede de apoio a mulheres e passa a acompanhá-la.

No primeiro encontro das duas, ela pergunta “o que você está procurando? O que você acha que seria útil para fazer agora?”

É a partir disso que ela tenta conhecer um pouco mais de Júlia e ouvir o que ela espera.

Onde você pode assistir a Ruído?

O filme está disponível na Netflix desde a última quarta-feira (11). O roteiro foi escrito pelo diretor e roteirista Alo Valenzuela, com a colaboração do jornalista Diego Enrique Osorno.

Osorno é especialista em investigação de assuntos como narcotráfico, violência e desaparecimento forçado no México.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›