Quentin Tarantino alfineta diretores que copiam seus filmes

Quentin Tarantino mostrou um lado um tanto quanto soberbo em uma recente participação ao podcast Joe Rogan Experience, ao comentar sobre o fato de alguns outros diretores imitarem o estilo de seus filmes.

O cineasta afirmou que não se incomoda com em ter seus trabalhos servindo de inspiração para seus colegas de profissão, e que considera até mesmo como uma homenagem, mas que ninguém faz filmes tão bons quanto os dele.

“Teve um período na década de 1990 em que todo filme de crimes tinha essa coisa irônica, e tocavam músicas de uma maneira estranha. Todo mundo era espertinho. E sempre me perguntavam se isso me incomodava”, ele relembrou.

Tarantino continuou ressaltando o próprio trabalho, enquanto diminui a tentativa de outros diretores de produzirem algo parecido com o que ele faz.

“Primeiro, eu não acho que nenhum deles seja tão bom quanto os meus filmes, então, só faz com que os meus pareçam cada vez melhores e os meus diálogos pareçam cada vez melhores”, ele salientou.

Quentin Tarantino (Divulgação)

Apesar de ironizar o fato de outros diretores se inspirarem em seu trabalho, o cineasta admitiu que também se inspira em outros cineastas, como Sergio Leone, conhecido por renovar o gênero western na sétima arte.

“Eu sempre considerei que eu estava fazendo com os filmes de gângster tradicionais. Tipo, sabe Martin Scorcese com Os Bons Companheiros? Esse tipo de filme; o que ele (Sergio Leone) estava fazendo com o faroeste tradicional quando criou o faroeste espaguete (ou faroeste macarrônico)”, ele explicou.

Ele, então, explanou a maneira como ele vê as coisas, quando se trata de outros diretores copiarem seu estilo.

“Então, não é como se eles (os diretores) só estivessem fazendo Pulp Fiction ou Cães de Aluguel. Eles estão tentando existir no mesmo subgênero de filmes de crimes que eu criei, que é o que todos os outros faroestes espaguetes que vieram depois dos do Leone fizeram”, ele esclareceu.

Depois de afirmar e reafirmar que seus filmes são melhores Tarantino se mostrou contente com ter seus filmes como inspiração para cineastas como ele.

“Eles (os diretores) não estavam só copiando Cães de Aluguel e Pulp Fiction, pois eu criei um subgênero em filmes de gângsters que não existia antes. E, eles estão tentando preencher esse subgênero. Isso é legal demais”, ele concluiu.

E para a tristeza dos cineastas que apreciam e tentar imitar o estilo dos filmes de Tarantino, essa “fonte vai secar”, pois o reconhecido diretor já anunciou durante uma entrevista no programa Real Time com Bill Maher, que está produzindo o último filme de sua carreira.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›