Procura-se não é uma adaptação fiel; veja as diferenças entre livro e filme

Comédia romântica protagonizada por Camila Queiroz fez alguns cortes e mudanças

A recém-lançada comédia romântica Procura-se vem agradando o público, mas chamou a atenção dos leitores do livro Procura-se um Marido, de Carina Rissi, no qual é baseado, devido não ser uma adaptação tão fiel assim.

Veja o que difere do livro para o filme:

Obviamente o eixo central da história é o mesmo, a jovem mimada e baladeira Alicia se vê em uma situação difícil, quando seu avô morre e deixa uma terrível condição para ela herdar sua imensa herança.

Leve alteração na cláusula

Tanto no livro quanto no filme a condição envolve a protagonista se ligando em relacionamento amoroso com um homem para mostrar amadurecimento, porém enquanto na obra literária ela precisa estar casada por um ano para receber a herança, no longa ela precisa namorar por um ano para depois se casar.

Alicia (Camila Queiroz) em cena de Procura-se
Alicia (Camila Queiroz) em cena de Procura-se (Reprodução Youtube)

Trabalho

Outra alteração diz respeito a Alicia entrar no mercado de trabalho, o material original a mostra sendo obrigada a trabalhar em uma das empresas fundadas pelo avô, como secretária, enquanto sua versão para as telas mostra a jovem pedindo emprego na empresa da família, por conselho da melhor amiga Mari.

Outro detalhe, é que diferente da “bon vivant” interpretada por Camila Queiroz, que nunca trabalhou na vida, a protagonista original trabalha antes do avô falecer como vendedora em um antiquário, apesar de não ser a melhor das funcionárias.

Outra Mari

Apesar da versão da melhor amiga de Alicia, Mari, do filme ter agradado por se mostrar uma mulher adepta a uma vida livre, segura de si mesmo o suficiente para não se importar com as imposições da sociedade e ficar com diversos homens diferentes sem compromisso, no romance a personagem namora com Breno, que inclusive é chefe de Alicia no antiquário.

Mari (Noemia Oliveira) em cena de Procura-se
Mari (Noemia Oliveira) em cena de Procura-se (Reprodução Youtube)

O relacionamento de mentira

Quando se fala de Alicia buscando meios de receber sua herança, o filme fez uma grande mudança, cortando uma parte da história e por consequência alterando outra.

O romance mostra a protagonista buscando um marido por meio de um anúncio de jornal, depois de se ver extremamente descontente com sua vida de pobre assalariada, o qual Max responde por precisar de uma esposa para ter chances em uma promoção na empresa.

A comédia romântica, no entanto, cortou caminho, fazendo com que Max ouvisse uma conversa de Alicia ao telefone, na qual pedia indicações para Mari de homens que aceitassem fingir ser seu namorado mediante pagamento, o que fez o rapaz de oferecer para o “cargo”, por estar precisando de dinheiro e até a chantagear Alicia para que ela aceitasse sua proposta.

Alicia (Camila Queiroz) e Max (Klebber Toledo) em cena de Procura-se
Alicia (Camila Queiroz) e Max (Klebber Toledo) em cena de Procura-se (Reprodução Youtube)

Morando juntos

Enquanto nas telas Alicia mal firma acordo com Max e já se muda para o apartamento dele, passando a dormir no sofá dele, na obra literária isso só acontece após os dois se casarem no civil e ela tem seu próprio quarto, o que não impede que a bagunça dela deixe o rapaz perturbado como é visto no filme.

Uma Vanessa malvada

Vanessa é outra personagem que despertou a simpatia do público de Procura-se, por se mostrar uma mulher poderosa, que luta por reconhecimento profissional usando seu talento e esforço próprio, além de ajudar Alicia a se encontrar no trabalho. Sua bondade se mostra verdadeira quando ela se arrepende e busca perdão por ter entregado a farsa de Alicia.

Em Procura-se um Marido a personalidade da personagem é bem diferente, ela é totalmente do mal, uma verdadeira vilã, que por inveja se alia a Clóvis para desmascarar Alicia, após descobrir que o casamento dela e Max é uma encenação. Ela inclusive tem um crush em Max.

Alicia (Camila Queiroz) e Vanessa (Kizi Vaz) em cena de Procura-se (Reprodução Youtube)

Um fim menos emocionante

Uma alteração que está sendo vista pelos fãs do livro como um grande desperdício é o fim da história, no filme após ter seu relacionamento falso com Max descoberto, Alicia resolve abrir mão de sua herança para salvar o emprego e a carreira do rapaz, por quem ela acabou se apaixonando.

A obra literária tem um fim bem diferente e muito mais emocionante, o testamento apresentado por Clóvis com a cláusula de casamento não era válido, pois Narciso havia mudado de ideia sobre a imposição e feito uma novo testamento.

O testamento original é escondido pelo advogado, que inclusive foi quem deu a ideia para a tal cláusula, como parte de um plano maligno para roubar a herança de Alicia para si mesmo.

Camila Queiroz e Klebber Toledo em cena de Procura-se
Camila Queiroz e Klebber Toledo em cena de Procura-se (Reprodução/Youtube)

Porém Alicia começa a ter sonhos com seu avô, nos quais ele dá pistas sobre o verdadeiro testamento, e ela se lembra que o falecido avô tinha mania de esconder documentos importantes, o que a faz invadir a mansão e encontrar o testamento dentro do livro A Arte da Guerra.

No momento em que ela lê o documento e confirma suas suspeitas de que o avô não seria capaz de fazer tal imposição e deixá-la sem nada, ela acaba flagrada por Clóvis que resolve matá-la para que ela não atrapalhe seus ambiciosos planos, agora que ela sabe a verdade.

Max, que a acompanhava na mansão, pula diante o tiro disparado contra Alicia por Clóvis, salvando sua amada, o que é o ápice da reviravolta final e foi totalmente cortado da versão para as telas.

Procura-se está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›