Entrevista com o Vampiro: Diferenças entre a série e o livro

Embora seja mais fiel ao livro que ao filme a série contém algumas alterações da história escrita por Anne Rice

Atualmente no ar no canal americano AMC, a série Entrevista com o Vampiro está recebendo muitos elogios, principalmente de quem leu o livro de Anne Rice, devido sua semelhança com a obra, maior que com o filme de 1994, mesmo assim o programa já apresenta algumas alterações.

1. O tempo e o lugar

No livro Daniel Molloy entrevista Louis nos anos 1970. A série atualizou essa parte da história, mostrando o vampiro sendo entrevistado nos dias atuais, o que fica ainda mais claro quando referências sobre a Covid-19 surgem. Além disso, a conversa não acontece em São Francisco, mas em Dubai.

A alteração de tempo e lugar também acontece na história de Louis, que na obra de Anne Rice nasceu em 1700 na Louisiana e viveu os eventos contados na entrevista nos anos 1800 e na série ele nasce em 1910 em Nova Orleans e os eventos são distribuídos em vários pontos do século XX.

Bailey Bass como Claudia em cena de Entrevista com o Vampiro
Bailey Bass como Claudia em cena de Entrevista com o Vampiro (Divulgação/AMC/Alfonso Bresciani)

2. A história de Cláudia

A origem de Cláudia descrita no filme é bem semelhante com o que o livro conta, com a diferença de que ela não tinha 10 anos, mas sim cinco no livro, quando é atacada por Louis e levada para a casa por Lestat que a transforma em vampira.

Já a série alterou totalmente a origem da “filha vampira” de Louis, em idade, apresentando uma Cláudia adolescente, a como ela é transformada, sendo salva de um incêndio por Louis que a leva para casa e ao ver que ela está morrendo, implora a Lestat para transformá-la.

3. A relação de Louis e Lestat

Anne Rice deu uma certa dualidade à relação de Louis e Lestat, com versões diferentes dependendo de quem conta, enquanto Louis conta que Lestat o transformou em troca de sua riqueza, Lestat admite que se apaixonou por Louis e por isso o transformou.

A série é bastante clara e objetiva quanto a relação dos dois vampiros, mostrando os dois vivendo um romance desde o início de sua relação, que inclusive foi iniciada quando Louis ainda era um humano, sem nenhuma influência de dinheiro, mas alguma da moral.

Lestat (Sam Reid) e Louis (Jacob Anderson) em cena de Entrevista com o Vampiro (Divulgação/AMC)

4. Diferença de idade entre Louis e Lestat

Enquanto a série manteve o mesmo ano de nascimento para Lestat que é determinado no livro, 1760, ela atualizou a de Louis, que na obra de Anne Rice nasceu em 1766, mas no programa veio ao mundo apenas 1910, o que coloca uma diferença de idade de 150 anos entre os dois, e não de apenas seis.

5. O pai de Lestat

O romance mostra um grande enredo envolvendo o pai de Lestat, de ser a motivação para Lestat pedir o dinheiro de Louis para transformá-lo, para que pudesse cuidar de seu pai doente, ao fato dele pedir para Louis matar o pai quando ele já está muito debilitado, o que obriga os dois a deixarem a fazenda.

No programa o pai de Lestat sequer existe, já que quando ela começa o vampiro já tem 150 anos de idade, ou seja, seu pai já morreu a muito tempo.

Eric Bogosian é Daniel Monlloy em Entrevista com o Vampiro
Eric Bogosian é Daniel Monlloy em Entrevista com o Vampiro (Reprodução/Youtube)

6. Daniel

O corajoso repórter Daniel é descrito no romance como um jovem e inexperiente jornalista, enquanto na série ele surge como um homem mais duro e um profissional da área do jornalismo bastante experiente.

7. Perspectiva

No livro, a história é toda contada pela perspectiva de Louis, algo que a série mudou inserindo a perspectiva de Cláudia, mostrando a visão da jovem por meio de seus diários, além de mostrar mais de Lestat, além do monstro descrito por Louis.

Entrevista com o Vampiro ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›