O Sexto Sentido não tinha sido planejado como um suspense sobre um terapeuta morto e seu paciente que enxerga fantasmas, disse M. Night Shyamalan.
O diretor contou em uma entrevista ao Yahoo! Entertainment que o seu filme que até hoje é um dos mais amados dos fãs, inicialmente era muito mais um suspense policial do que a história sobrenatural que parou nas telonas.
“Originalmente, O Sexto Sentido era um tipo de versão de um filme de serial killer”, revelou o cineasta.
De acordo com M. Night, seus planos eram de homenagear um de seus suspenses de terror favoritos e não envolveria a terapia de um menininho. Em vez disso, a trama se centraria em um funcionário da polícia com um filho com habilidades sobrenaturais:
“A ideia era mais algo que vinha do meu amor por O Silêncio dos Inocentes e aquele gênero como um todo, misturado com o sobrenatural. Nas primeiras versões do roteiro, tinha um fotógrafo de cena de crime cujo filho via fantasmas. Foi assim que a história surgiu para mim.”
Foi exatamente quando o personagem de Bruce Willis foi criado que as coisas começaram a mudar, disse ele. Ao desenvolver a relação entre o médico e o paciente, ele explicou que ficou clara a parte mais importante da história:
“Mas então, a trama evoluiu… Eu estava na metade do processo mais ou menos, e eu tive essa ideia desse terapeuta, e foi isso que mudou tudo, e fez com que eu me concentrasse apenas em duas famílias.”
Shyamalan revela segredo de suas reviravoltas nos filmes

Em uma entrevista anterior, M. Night detalhou como funciona o processo criativo por trás da invenção de suas reviravoltas, marca registrada do diretor. Segundo ele, o segredo para criar uma surpresa de sucesso é nunca menosprezar a inteligência do espectador:
“O que resta de pistas no final de um filme deve te contar o que você viu. Quando você acerta nisso, está dando as chaves de como interpretar aquilo que você assistiu, e eu não estou apenas me referindo ao enredo. Eu também estou falando de tom e de abordagem.”
Shyamalan afirmou que sem deixar algumas informações para que quem está assistindo possa chegar à conclusão do filme sozinho, a confusão do espectador não vai permitir que ele aprecie o desfecho do filme:
“Quando isso não está claro, ou quando você escolhe apenas um desses aspectos, te deixa desconcertado pois não está se comunicando com o resto, com a história como um todo”, esclareceu o diretor.
O Sexto Sentido está disponível para streaming através do Star+.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.