O Diabo Veste Prada: Por que o filme envelheceu mal?

 O Diabo Veste Prada estreou há quinze anos, mas parece que foi ontem, dado o fato de que o filme permanece sendo um grande sucesso. Entretanto, embora já tenha sido considerado um filme poderoso, há muitos espectadores que, atualmente, têm outra visão da história de Andy Sachs.

A Atitude arrogante de Andy

Andy é um aspirante a jornalista que acaba fazendo uma entrevista na Runway por compulsão. É claro que ela tem um desprezo profundo pela indústria da moda e preferia estar fazendo outro tipo de trabalho.

Na fase de pré-entrevista de Andy com Emily, ela disse que “o interesse por moda é crucial” para ela trabalhar na Runway. Ela parece zombar disso como uma crítica intelectual.

Andy, entretanto, é uma pessoa que não tem nenhum respeito pela moda ou pelas pessoas que gostam de discutir os mínimos detalhes de roupas e acessórios.

A rejeição de Andy pela importância da indústria da moda soa como um descaso e uma perfeita ignorância para o público atual.

Andy (Anne Hathaway) em O Diabo Veste Prada (Reprodução)
Andy (Anne Hathaway) em O Diabo Veste Prada (Reprodução)

Baixo salário e Altas demandas

Ao longo do filme, Andy se torna uma pessoa da qual sua chefe, Miranda Priestly, tem orgulho. No entanto, ela não recompensa Andy com os salários adequados. As horas de trabalho de Andy são exigentes e seu salário é péssimo.

O seu próprio pai é quem lhe empresta dinheiro porque ele não quer que ela fique com o aluguel atrasado.

Assim, esse é um dos aspectos mais incômodos do filme, considerando que ela vive se arrastando por horas sem saber se receberá um pagamento justo pelo seu trabalho.

Viver além dos meios

O filme faz um trabalho estranho ao tentar levar as pessoas a acreditarem que elas podem viver em um apartamento de luxo em Nova York quando uma delas ainda está procurando emprego e a outra é uma chef iniciante.

Embora se possa argumentar que o pai de Andy esteja cobrindo o aluguel dela pelo menos uma vez, a questão permanece: quem cobre o de Nate? E como ele consegue colocar 8 dólares em queijo Jarlsberg em sua torrada?

Mesmo para um filme de 2006, os personagens parecem estar vivendo muito além de suas posses.

Andy (Anne Hathaway) em O Diabo Veste Prada (Reprodução)
Andy (Anne Hathaway) em O Diabo Veste Prada (Reprodução)

Andy apresenta o sexismo casual de Nate

Nate, o namorado de Andy, tem uma opinião não solicitada sobre o trabalho dela. Ele, constantemente, desmerece o trabalho que ela faz, repreendendo-a por se afastar de seus amigos e familiares para se concentrar em “sapatos, camisas, jaquetas e cintos”.

Ele ignora que isso faz parte de um trabalho árduo e real, tratando-o como uma banalidade.

Para os padrões de hoje, essa forma de pensar a respeito da carreira de uma mulher é completamente chocante, inaceitável e inadequada.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›