“Final Girl”: Atriz diz que expressão comum em filmes de terror é machista e propõe mudança

Estrela do gênero acha que uso do título é machista

Heather Langenkamp acha que está na hora de dar uma renovada na linguagem do terror e aposentar a expressão final girl do vocabulário do cinema.

A atriz interpretou a protagonista Nancy Thompson em três filmes de A Hora do Pesadelo, e é uma das estrelas mais reconhecidas do gênero.

Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

Por definição, a final girl é uma mulher, geralmente adolescente ou jovem, que é a única viva no final de um filme de terror.

Para Heather, a expressão está ultrapassada e beira o machismo, já que um homem na mesma posição seria chamado de “mocinho” ou herói do filme:

“Eu não acho que a gente tem mais que chamar as personagens de final girl. Porque, em primeiro lugar, eu quero que um menino seja capaz de interpretar um papel destes, e nunca vão chamá-lo de final boy, ele vai ser chamado de heró. Só chamem todo mundo de herói/heroína, independente do gênero da pessoa”, disse ao Comic Book.

Heather também discutiu a nova expressão alternativa que se popularizou nas últimas décadas: Scream Queen.

“Para mim, é pelo menos um tantinho menos ofensivo do que final girl em alguns aspectos; pelo menos ela está no topo da cadeia, ela é uma rainha”, admitiu.

Insegurança profissional dominou carreira da atriz

A atriz sempre teve muita dúvida de sua competência como profissional da atuação, e se questionava muito se não servia somente para ser mais uma vítima indefesa.

Ela disse que torce para que, hoje em dia, suas colegas de profissão não passem pelas mesmas questões:

“Eu só espero que para as mulheres que tiverem a oportunidade de interpretar um papel como o de Nancy entendam rápido que elas estão fazendo algo certo.”

Atriz está pronta para voltar à franquia de Freddy

Heather Langenkamp como Dr. Georgina Stanton em O Clube da Meia-Noite (Divulgação/Netflix)
Heather Langenkamp como Dr. Georgina Stanton em O Clube da Meia-Noite (Divulgação/Netflix)

Depois da volta de Jamie Lee Curtis para o papel de Laurie Strode em Halloween, Halloween Kills e Halloween Ends, a ideia de resgatar as sobreviventes finais dos clássicos do terror voltou a ser pauta na indústria.

Heather, assim como muitas outras atrizes de acordo com ela, está só no aguardo da ligação para arregaças as mangas e enfrentar Freddy novamente:

“Eu estou aqui, sentada esperando igual às outras Scream Queens de Hollywood que eles [produtores] revivam a franquia. Eu não estou nessa sozinha! Eu conheço várias outras heroínas do terror que estão animadas com a possibilidade de participar de novas versões de filmes que as ajudaram a ficar famosas. É uma coisa muito louca, mas é algo que eu definitivamente adoraria poder fazer”, confessou ela.

Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›