A Casa do Dragão: O que são e como são feitas as armas de aço valiriano?

O Aço Valiriano é cobiçado em Westeros e tem importância no universo de Game of Thrones

O Aço Valiriano é o metal mais cobiçado de Westeros, principalmente nas eras após os eventos de A Casa do Dragão. O motivo dele ser tão importante é que ninguém é capaz de forjá-lo.

Para transformar o Aço Valíriano em uma arma, por exemplo, é necessário a magia de um artesão da Velha Valíria, local que foi lar das casas Targaryen e Velaryon.

Contudo, a perda da Valíria também levou a perda de como se forja o Aço Valíriano. Segundo a revista Entertainement Weekly, Ryan Condal, um dos criadores e showrunners de A Casa do Dragão, explicou o quão raro é o metal:

“É uma tecnologia que não existe mais. Suas lâminas não são feitas de novo. Portanto, todo o aço valiriano é um número fixo de ativos no mundo. Mesmo em uma época em que os Targaryens estão no poder, eles mesmos, como Targaryens, não são capazes de fazer aço valiriano. Então eles vão cuidar disso”.

Três lâminas de Aço Valiriano são apresentadas na primeira temporada de A Casa do Dragão: Blackfyre, a espada empunhada pelo rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine), Dark Sister, a espada do Príncipe Daemon Targaryen (Matt Smith) e a adaga referida como Catspaw, que guarda a profecia do Príncipe Prometido.

Blackfyre

Tom Glynn-Carney como Aegon II Targaryen em A Casa do Dragão (Reproduçao / HBO)
Tom Glynn-Carney como Aegon II Targaryen em A Casa do Dragão (Reproduçao / HBO)

Como armas muito importantes, cada uma tem sua própria história e passou pelas mãos de diversas pessoas.

Blackfyre, é uma das duas lâminas ancestrais da Casa Targaryen. Ela estava na posse de Aegon I Targaryen, conhecido como Aegon, o Conquistador, durante sua conquista de Westeros.

É a lâmina que deu o nome da Casa Blackfyre, uma ramificação da Casa Targaryen cujo símbolo é um dragão negro de três cabeças respirando chamas negras contra um pano de fundo vermelho.

Após sua morte, Aegon foi queimado em uma pira funerária com as mãos em torno de Blackfyre, mas seu filho mais novo, Maegor Targaryen, recuperou a lâmina. Isso tornou a Blackfyre mais escura do que outras peças de aço valiriano.

A espada passou por vários governantes, incluindo o rei Jaehaerys I Targaryen. Após sua morte, a espada passou para o rei Viserys e depois para o rei Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney).

Blackfyre, junto com a adaga de Viserys, foram usados ​​na coroação de Aegon como herança para reforçar sua reivindicação ao Trono de Ferro.

Dark Sister

Matt Smith como Daemon em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Matt Smith como Daemon em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Dark Sister é outra lâmina ancestral dos Targaryen, e está com a família desde antes Aegon conquistar Westeros. Esta arma é mais fina do que Blackfyre.

A Rainha Visenya Targaryen, a irmã mais velha de Aegon, o Conquistador, era a portadora da espada. O rei Jaehaerys concedeu Dark Sister para Daemon por conta de sua destreza.

Catspaw

Adaga Catspaw em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Adaga Catspaw em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

A origem exata de Catspaw é desconhecida. Sabe-se que a adaga já esteve na posse de Aenar Targaryen, um senhor de dragões da Velha Valíria cuja filha Daenys, a Sonhadora, previu a Perdição de Valíria.

A adaga então passou para Aegon, o Conquistador, que fez os piromantes valirianos esculpirem em Alto Valiriano uma profecia que ele sonhou que apelidou de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que previa a ascensão dos caminhantes brancos em Westeros e o “príncipe que foi prometido” Targaryen que poderia salvar a humanidade.

Game of Thrones mostra esta adaga sendo usada pela primeira vez por um assassino para tentar matar Brandon Stark (Isaac Hempstead Wright). Em seguida é usada por Arya Stark (Maisie Williams) para destruir o Rei da Noite e acabar com a Grande Guerra contra o exército de morto-vivos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›