A Casa do Dragão: O que fez Aegon II aceitar ser rei?

Aegon II Targaryen não queria ser rei, mas ele mudou ideia facilmente

No final do episódio oito de A Casa do Dragão, Viserys Targaryen contou para Alicent Hightower sobre profecia do príncipe prometido. A rainha interpreta errado a história e passa a achar que seu filho Aegon II Targaryen é o príncipe da prometido.

Logo após a morte de Viserys, e mais precisamente no episódio nove, Alicent e seu pai, Otto Higtower, se unem rapidamente para garantir que Aegon assuma o papel de rei de Westeros, sem Rhaenyra, a verdadeira herdeira, ficar sabendo.

Contudo, Aegon II não tinha a menor intenção de ser rei, e ele passou quase todo o episódio nove de A Casa do Dragão escondido para não ser coroado. Mas após ser encontrado, algumas coisas o fizeram mudar de ideia sobre ser rei.

A adaga com a profecia

Adaga Catspaw em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Adaga Catspaw em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

A adaga Catspaw é um item muito importante que liga Aegon, o Conquistador com a profecia do Príncipe Prometido. Nela está gravada a profecia, a arma foi passada para Jaehaerys e então para Viserys, que sempre a carregou junto consigo.

A princípio, Aegon não acreditava ter sido escolhido por Viserys como sucessor do Trono de Ferro. Mas sua mãe, Alicent, o presenteou com a adaga Catspaw, o que o fez passar a pensar que foi mesmo escolhido pelo rei anterior, já que é um item muito importante.

Isso muda um pouco do que foi contado nos livros Fogo & Sangue. Aegon II se convenceu a ser coroado como rei por medo de ser morto.

Na série, Otto comentou isso nos primeiros episódios. Contudo, Rhaenyra foi retratada como um rainha pacífica e que não faria mataria seus parentes. Mas a semente do medo já havia sido plantada.

Aegon tem o povo e a religião ao seu lado

Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney) olha para o povo em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney) olha para o povo em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Aegon II chegou a sua coroação ainda em dúvida sobre se tornar um rei. Contudo, ao ver o povo comemorando, parece que ele gostou da ideia de ser rei e aparentemente amado por todos.

Aegon II tem toda a vantagem em ser rei neste momento, primeiro como dito pela Verme Branco: “não há poder, mas o que o povo permite que você tome”. Enquanto o povo acreditar que Aegon é o melhor rei para eles, ele pode se manter no trono por muito tempo.

Isso se reforça mais ainda sobre como o povo não queria Rhaenyra como rainha por ser mulher. E também Aegon é um filho legítimo de Viserys, enquanto os filhos de Rhaenyra são bastardos, o que dificulta mais ainda a escalada dela até o Trono de Ferro.

Por fim, outro fato que está a favor de Aegon II é que ele proclamado Rei pela Fé dos Sete, então ele não só tem o povo ao seu lado, mas a religião também.

Reforçando a legitimidade

Coroa do conquistador em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Coroa do conquistador em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Aegon II não recebeu a coroa de Viserys, mas a coroa de Aegon, o Conquistador, que anteriormente foi de Jaehaerys I, bem como Blackfyre, e uma espada de aço valiriano.

Tudo isso serve para reforçar a legitimidade de Aegon II como rei, a conexão com a família Targaryen e a pessoa que originalmente uniu Westeros, algo que Rhaenyra não pode se igualar.

Com certeza todos esses ponto dão confiança para que Aegon II Targaryen goste de ser rei, mesmo que ele não seja o melhor para o serviço.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›