A Casa do Dragão: Como Rhaenyra se conecta com a profecia de Aegon?

A luta de Rhaenyra Targaryen em cumprir a profecia dita por seu pai vai muito além da ligação de sangue e parentesco

O showrunner de A Casa do Dragão, Ryan Condal, revelou como Rhaenyra se encaixa na profecia de Gelo e Fogo de Aegon, o Conquistador. Ele descreveu a difícil posição da rainha, enfatizando sua firme crença na missão de seu pai e no compromisso com a paz e a união de Westeros.

Contudo, Rhaenyra vê um problema em tentar cumprir a profecia contada por seu pai Viserys, ao ser traída por Alicent e ver Aegon II coroado como novo rei de Westeros.

Em uma entrevista para o Deadline, Condal foi perguntado por que Rhaenyra estava preocupada com a profecia, já que Aegon II também tem sangue Targaryen, Condal rapidamente desfaz a ideia de que a profecia se resume à genética.

“Não é tão fácil e claro assim. Acho que Rhaenyra está lutando com a ideia de que seu pai confiou esse cargo a ela, e que ela é a herdeira nomeada, e o outro lado tomou o trono. Ela foi informada de que Viserys mudou de ideia em seu leito de morte, mas eu não acho que Rhaenyra acredite em nada disso nem por um minuto, porque ele a apoiou. Nós o vimos (Viserys) no episódio oito subir ao trono naquela bela cena e essencialmente apoiar sua afirmação. Então ela está lidando com o fato de que ela é a herdeira nomeada e também que ela acha que é qualificada de forma única para ser alguém que mantém o reino em paz e une todos”.

“Ela não acha que Aegon é o cara para carregar o cargo, nem acredita que Viserys tenha confiado o segredo a ele. Então ela está lutando com a ideia de que ela foi convidada a manter o reino da paz, mas também ela é a herdeira legítima. Essa é a coisa com a qual ela está realmente lutando ao longo do episódio 10, quando todos os homens ao redor da mesa querem apenas partir para a guerra”.

Rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine) e Princesa Rhaenyra (Milly Alcock) em frente ao crânio de Balerion em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine) e Princesa Rhaenyra (Milly Alcock) em frente ao crânio de Balerion em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

No começo da primeira temporada de A Casa do Dragão, o rei Viserys revela a profecia transmitida à linhagem Targaryen sobre seu destino para sua filha Rhaenyra.

A profecia que ele descreve, o sonho de Aegon, fala de um longo e escuro inverno do Norte, que somente o Príncipe Prometido, que se acredita ser descendente da linhagem Targaryen, pode enfrentar.

O conhecimento que Aegon possuía o levou a unir o reino em preparação para a ameaça e passar a informação para seus descendentes.

Uma vez que o rei quebrou a tradição e nomeou Rhaenyra como sua herdeira, apesar de seu gênero, ele apoiou sua reivindicação até o fim de sua vida, defendendo-a de opositores e até proclamando em seu leito de morte que ela era aquela de quem a profecia falava.

No entanto, sua esposa Alicent Hightower interpretou mal suas palavras, acreditando que sua menção a Aegon era uma referência ao filho deles, e que Viserys desejava que ele governasse em vez de Rhaenyra.

Esse erro de comunicação configurou a guerra civil que se seguiu, apesar de ter pouco a ver com a profecia à qual Viserys estava se referindo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›