Seis livros de Dr. Seuss deixam as livrarias por conter conteúdo racista

Seis livros de autoria de Dr. Seuss serão removidos das livrarias por conteúdo racista.

A empresa que administra as publicações do falecido ator, informou em nota que irá interromper a produção e retirar do mercado as obras: If I Ran the Zoo, McElligot’s Pool, On Beyond Zebra! e The Cat’s Quizzer. Segundo a empresa, as quatro obras possuem conteúdo racista e supremacista.

Além das quatro produções citadas, outros dois livros, And to Think That I Saw It on Mulberry Street e Scrambled Eggs Super!, deverão sair das livrarias americanas após uma consulta com especialistas.

O anúncio ocorre após o presidente americano Joe Biden não citar o nome do autor no dia do Read Across America Day.

Criado em 1998, o Read Across America Day tem como objetivo unir crianças e adolescentes americanos num esforço para apreciação da literatura do país. A data também é o sinônimo do autor Dr. Seuss, já foi criado em sua homenagem, no dia de seu aniversário (02 de março).

O trabalho do autor falecido em 1991, tem se tornado o foco de várias investigações, após partes de sua vida racista e antissemita serem revelada. Essas investigações veem apontando que seus trabalhos são uma transposição de suas posições preconceituosas.

Um estudo que analisou 50 livros do autor, chegou a  conclusão que 43 dos 45 personagens daquelas obras possuem características de orientalismo e qualidades anti-negras. As obras The Cat’s Quizzer e If I Ran the Zoo foram citadas como exemplos de livros que valorizavam a supremacia branca.

Dr. Seuss foi um dos mais famosos autores infantis, suas obras se tornaram um sucesso em grande parte do mundo, sendo traduzidas para várias línguas, inclusive o português. Um de seus livros mais famosos no Brasil é a obra O Gatola da Cartola. Vários de seus livros foram adaptados para desenhos animados e filmes infantis.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›