10 fatos e curiosidades sobre Dragon Ball

Há muitas coisas a respeito dos bastidores de Dragon Ball, confira algumas delas

Dragon Ball é uma das franquias de mangá e anime mais populares do mundo. Criado por Akira Toriyama, Dragon Ball começou como um mangá lançado em 1984, e depois adaptado em forma de anime 1986, e tem histórias sendo contadas até hoje.

Dragon Ball se dividiu em diversas sagas como Z e Super, bem como o anime GT (que não é considerado canônico). Além disso, a franquia ganhou diversos produtos desde brinquedos a lancheiras, como também jogos de videogame.

A história segue Goku desde criança, com seu desejo de se tornar um forte guerreiro. Além de seu treinamento, o que ajudou Goku a se tornar cada vez mais poderosos foi enfrentar diversos inimigos para proteger a Terra.

Confira a seguir, alguns fatos e curiosidades sobre Dragon Ball:

1 – O nome original do Goku

Goku em Dragon Ball (Reprodução)
Goku em Dragon Ball (Reprodução)

Akira Toriyama revelou que sua obra tem influências a lenda chinesa do Rei Macaco e a história Journey to the West. Em essência Son Goku vem de Sun Wukong.

Son Goku é a tradução japonesa do nome chinês Sun Wukong, escrito com os caracteres 悟空. O nome de Son Goku pode ser traduzido como “iluminado para o vazio” ou “consciente do vazio”

2 – Vegeta não voltaria

Vegeta em Dragon Ball (Reprodução)

Originalmente, Akira Toriyama pretendia deixar Vegeta morto depois de seu confronto contra Goku. Contudo, o personagem se tornou tão popular que o criador decidiu deixá-lo vivo para mais aparições e consequentemente se tornar um mocinho.

3 – Preguiça de Akira Toriyama

Goku e Freeza no capítulo 326 do mangá Dragon Ball Z (Reprodução)
Goku e Freeza no capítulo 326 do mangá Dragon Ball Z (Reprodução)

Os Saiyajin tem duas formas, a humana com um rabo e Oozaru, um macaco gigante. Contudo, Akira Toriyama decidiu cortar o rabo dos Saiyajins por preguiça de desenhar o membro a mais.

Para Toriyama também era trabalhoso pintar o cabelo de Goku e Vegeta de preto, a forma Super Saiyajin foi criada como um forma de deixar os traços mais simples e economizar tempo para colorir os cabelos, pois são loiros.

4 – Gohan quase virou protagonista

Gohan em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução / Toei Animation)
Gohan em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução / Toei Animation)

Desde que Gohan foi apresentado em Dragon Ball Z, Toriyama tentou transformá-lo em um protagonista, com isso, ele tentou diversas vezes deixar Goku morto.

Porém, o publico nunca aceitou que Goku fosse deixado de lado, e Toriyama tinha que criar formas para trazer sempre o personagem de volta a vida.

5 – Kamehameha

Goku usando o Kamehameha (Reprodução / Toei Animation)

O Kamehameha é o golpe mais famoso do Goku, e o seu significado é “Onda destruidora da Tartaruga”. O nome faz sentido, afinal, é o golpe criado por mestre Kame, cujo nome faz referência as tartarugas em japonês.

Outra influência para o golpe e para o estilo de roupa do mestre Kame foi um rei havaiano Kamehameha I ou Kamehameha, o Grande. O rei do Havaí inclusive visitou o Brasil, quando ainda era um império, em 1824.

6 – A batalha mais longa

Freeza e Goku se enfrentam em Dragon Ball Z Kai (Reprodução)
Freeza e Goku se enfrentam em Dragon Ball Z Kai (Reprodução)

Um piada comum entre os fãs de Dragon Ball é sobre Freeza dizer que levaria cinco minutos para o planeta Namekusei explodir quando lançou seu poder para destruí-lo, mas a batalha entre ele Goku durou muito mais do que isso.

No total, a batalha final entre Freeza e Goku em Namekusei durou um total de 4 horas e 13 minutos. Ou seja, só a batalha deles daria dois filmes de mais de duas horas.

7 – Censura

Goku e Vegeta destroem Metal Cooler em Dragon Ball Z: O Retorno de Cooler (Reprodução / Toei Animation)
Goku e Vegeta destroem Metal Cooler em Dragon Ball Z: O Retorno de Cooler (Reprodução / Toei Animation)

A versão japonesa de Dragon Ball apresenta diversas cenas impróprias, principalmente protagonizadas pelo Mestre Kame. Quando lançado em outros países como EUA e Brasil, diversas dessas cenas foram alteradas ou cortadas do anime.

Em Dragon Ball Z Kai, houve inclusive censura nos ferimentos de diversos personagens. Onde por exemplo, deveria existir um enorme buraco com sangue, colocaram apenas um circulo pintado de preto.

Mr. Popo originalmente tem a pele negra, mas na versão lançada no EUA, ele foi recolorido para ter a pele de cor azul.

8 – Akira Toriyama não gostou do criar Cell

Gohan enfrenta Cell em Dragon Ball Z Kai (Reprodução)
Gohan enfrenta Cell em Dragon Ball Z Kai (Reprodução)

Como citado, Toriyama criou a forma Super Sayiajin para não ter que perder tempo colorindo. Quando estava trabalhando na Saga dos Androides, os androides 17 e 18 não pareciam ameaçadores e ele foi aconselhado a criar Cell.

Contudo, o processo de desenhar o personagem no mangá se tornou chato e cansativo para o criador de Dragon Ball, principalmente pelo personagem ter um corpo coberto por pontos. Outro problema encontrado foi dar uma motivação para o vilão.

9 – Toriyama sentiu dó de dublador

Gamma 2 e Cell Max em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução)
Gamma 2 e Cell Max em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução)

Algo sempre notado para quem assiste Dragon Ball são os longos gritos dados pelos personagem enquanto acumulam Ki.

Akira Toriyama disse que sentiu pena de colocar Norio Wakamoto para dublar Cell Max em Dragon Ball Super: Super Hero, pois o vilão não tem falas e passa todas as suas cenas apenas gritando de forma selvagem.

10 – Toriyama esqueceu algo importante ao dar nome para novo filme

Piccolo em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução)
Piccolo em Dragon Ball Super: Super Hero (Reprodução)

Enquanto estava trabalhando no filme Dragon Ball Super: Super Hero, muitas acharam que Akira Toriyama colocou o subtítulo de Super Hero de propósito, contudo ele esqueceu que já havia um “Super” em Dragon Ball Super.

Dragon Ball pode ser assistido na Globoplay, HBO Max e Crunchyroll. O mangá é publicado no Brasil pela Panini.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›