Whoopi Goldberg defende filme de comédia problemático com temática racista

Filme dos anos 1970 é maravilhoso e não envelheceu mal, garante artista

Whoopi Goldberg saiu em defesa do faroeste Banzé no Oeste, que apareceu em uma discussão de que o filme jamais seria produzido hoje em dia.

O assunto surgiu depois de recente entrevista de Mindy Kaling, em que que a atriz e comediante afirmou categoricamente que o famoso programa The Office não seria feito atualmente, pois seu humor seria considerado ofensivo e inapropriado.

Cleavon Little como Bart e Gene Wilder como Jim em Banzé no Oeste (Divulgação)
Cleavon Little como Bart e Gene Wilder como Jim em Banzé no Oeste (Divulgação)

O filme de 1974 é uma paródia de faroeste, em que o ator Cleavon Little interpreta um xerife negro contratado para controlar um vilarejo cheio de problemas. Espectadores do The View, programa de que Whoopi faz parte, disseram que o filme era racista e problemático, e a atriz saiu em defesa do longa.

“O filme lida com racismo sim, atacando ele diretamente, sem rodeios, de cara, fazendo você pensar e rir sobre aquilo. Não é só racismo, são todos os -ismos, ele toca em todos os -ismos”, defendeu a apresentadora.

A comédia, que tinha o ator Gene Wilder (Cegos, Surdos e Loucos) ao lado de Cleavon, continha uma quantidade enorme de expressões racistas que não poderiam ser ditas hoje em dia sem serem condenadas.

Banzé no Oeste, porque é uma comédia maravilhosa, ainda faria sucesso hoje em dia sim. Tem um monte de comédias por aí que não são boas, OK? Vamos apenas dizer isso. Essa não é uma delas, Banzé no Oeste é uma das melhores porque todo mundo entende sua moral.”

“Deixa o meu Banzé no Oeste em paz”, ameaçou Whoopí. “Não me obriguem a cair em cima de vocês”.

Diretor concorda com atriz: “A comédia morreu”

Gene Wilder como Jim e Cleavon Little como Bart em Banzé no Oeste (Divulgação)
Gene Wilder como Jim e Cleavon Little como Bart em Banzé no Oeste (Divulgação)

Mel Brooks, que dirigiu o filme e também outras comédias como O Jovem Frankenstein e Drácula, Morto Mas Feliz, afirmou há alguns anos a mesma coisa que Whoopi.

Para ele, o filme não faria sucesso hoje em dia porque “as pessoas não acham mais graça” de certas piadas:

Banzé no Oeste nunca [seria produzido hoje em dia], porque nós nos tornamos politicamente corretos de uma maneira estúpida, que é a morte da comédia”, afirmou.

Está tudo bem não magoar os sentimentos de várias tribos e grupos. entretanto, não é bom para a comédia. Comédia tem que andar em um limite bem tênue, e se arriscar. Comédia é aquele golfinho safado sussurrando no ouvido do rei, sempre dizendo a verdade sobre o comportamento humano.”

Banzé no Oeste pode ser visto através de compra ou aluguel, disponível no YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›