Warner 2022: Cancelamentos, renascimento da DC e morte de um streaming

A fusão entre WarnerMedia e Discovery criou umas maiores empresas do mundo, mas deixou um rastro de vítimas em seu caminho

Em maio de 2022, Hollywood conheceu a mais nova empresa do audiovisual, a Warner Bros. Discovery. A nova mãe da DC, a empresa surgia após um longo processo encabeçado pela Discovery, que comprou a WarnerMedia pela bagatela de US$43 bilhões.

Um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, dona de marcas como a HBO, CNN, Esporte Interativo, DC Comics e a Warner Bros., a WarnerMedia passou a ser uma propriedade da Discovery.

Warner Bros. Discovery
Warner Bros. Discovery (Reprodução)

Apelidada de WBD, a nova empresa é comandada pelo antigo CEO da Discovery: David Zaslav. Em Hollywood, o executivo já era conhecido por sua postura “anti-streaming”, o que motivou a primeira grande mudança nos estúdios da Warner.

Bye, Warner! Uma nova empresa, um novo foco

Robert Pattinson como o Batman em Batman
Robert Pattinson como o Batman em Batman (Divulgação/ Warner Bros.)

Contrariando a gestão anterior da Warner, que estava focando nos streamings, Zaslav iniciou uma campanha de mudanças e dirigiu os esforços da WDB para os cinemas.

Recebendo uma Warner extremamente endividada, o novo CEO deixou claro que priorizaria produções de sucesso no cinema, como Batman, para levar dinheiro “rápido” para os cofres da empresa.

Leslie Grace como Batgirl (Reprodução / DC)
Leslie Grace como Batgirl (Reprodução / DC)

Mas o novo foco da WDB deixou um rastro com dezenas de cancelamentos nos estúdios da Warner, em especial nos estúdios subordinados à DC. As séries que faziam parte do Arrowverso foram cancelas e o canal de televisão, The CW, que produzia essas séries, foi colocado à venda.

Ao mesmo tempo, a WDB ordenou o cancelamento de alguns filmes hypados da Warner Bros., como Scoob: Holiday Haunt e o filme da Batgirl. O cancelamento dos filmes, que haviam sido gravados, caiu como uma bomba entre os fãs. Mas, especialmente para a DC, as mudanças estavam apenas começando.

Pelas mãos da DC Studios, nasce um novo DCEU

James Gunn (Divulgação)
James Gunn (Divulgação)

O CEO da WDB nunca escondeu os seus planos para o DCEU, chegando a afirmar que gostaria de replicar o sucesso do MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel, com o universo da DC.

Para tanto, Zaslav contratou o diretor da Marvel, James Gunn, e o produtor Peter Safran para chefiarem a DC Studios. James Gunn não é um nome novo na DC, tendo trabalhado na direção da série Pacificador e o segundo filme do Esquadrão Suicida.

Entretanto, James Gunn retornou para comandar a DC Studios, a nova divisão da WDB que substitui a DC Films. O novo departamento será chefiado por Gunn e Safran até, pelo menos, 2026 e atuará de forma independente, respondendo diretamente a Zaslav.

Adão Negro (Dwayne Johnson) em Adão Negro (Reprodução / DC)
Adão Negro (Dwayne Johnson) em Adão Negro (Reprodução / DC)

Porém, para a surpresa de muitos fãs, uma das primeiras mudanças feitas por Gunn foram as demissões de Dwayne Johnson, que revelou “não estar na nova da fase da DC” e Henry Cavill, que não deve voltar para o papel do Superman tão cedo.

Ainda sobre o Superman, segundo o próprio James Gunn, a DC Studios pode produzir um filme focado na juventude do herói, o que implicaria na contratação de um novo ator.

Henry Cavill como Superman em O Homem de Aço
Henry Cavill como Superman em O Homem de Aço (Reprodução)

Ainda mais importante, o novo modus-operandi da DC promete reduzir o número de universos alternativos para os seus personagens. A DC Studios deve abandonar de vez o Snyderverso e Arrowverso, por exemplo, para a criação de um único universo unificado mais parecido com o MCU.

Morre o recém-criado streaming da Warner: a HBO Max

Daemon (Matt Smith) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Uma das últimas grandes consequências da fusão entre Warner e Discovery, mas não menos importantes, foi a extinção da HBO Max. Embora ainda esteja em operação, a plataforma já tem uma data para deixar de existir.

A partir do primeiro semestre de 2023, a HBO Max será gradualmente extinta. Primeiro na América do Norte, depois na América Latina e, por último, na Europa em 2024.

No lugar da HBO Max, a WBD está criando um novo streaming, apelidado até o momento de “Max”. A nova plataforma deverá unir os conteúdos produzidos pelas marcas da WarnerMedia e Discovery.

Rumores apontam o nome Max como nova plataforma da Warner Discovery (Montagem/Reprodução)
Rumores apontam o nome Max como nova plataforma da Warner Discovery (Montagem/Reprodução)

Embora ainda não tenha sido revelado oficialmente pela WBD, o “Max” provavelmente agrupará seu conteúdo seguindo o estilo do Disney+, o separando pelas principais franquias das empresas como: GoT, Harry Potter, DCEU e etc (algo que a HBO Max faz em menor grau).

No Brasil, o streaming deve estrear no segundo semestre de 2023. Entretanto, ainda não existem informações sobre preços, planos ou mesmo o que será feito com os assinantes de promoções especiais da HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›