Summer of Soul exaltará Nina Simone e Stevie Wonder entre outros importantes artistas negros

O documentário Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised) ganhou mais um trailer neste domingo, (25), mostrando que exaltará grandes artistas negros nos anos 1960, como Nina Simone, Stevie Wonder, Mahalia Jackson, Sly and the Family Stone, entre outros.

O longa, que marca a estreia do músico Ahmir Khalib Thompson, conhecido como Questlove, como diretor, mostra um registro histórico criado sobre o Harlem Cultural Festival, de 1969, um grande evento que celebrou a história, a cultura e a moda negra da época.

A produção do documentário foi feita a partir de 45 horas de filmagem do Festival, com objetivo de relembrar este, que foi um dos mais importantes eventos voltados a cultura negra do mundo.

Questlove viu a importância de trazer aos olhos e mentes jovens um evento tão importante, que apesar de ter contado com um público de mais de 300 mil pessoas, acabou ficando esquecido no tempo.

O Harlem Cultural Festival, foi realizado no mesmo verão de Woodstock, no Mount Morris Park, durante seis semanas, trazendo grande nomes da cultura negra, tocando o melhor da música da época.

Há alguns meses, a revista Variety divulgou a compra do documentário pela Searchlight Pictures, que pagou12 milhões de dólares, valor que foi um recorde, sendo o maior valor já pago por um documentário estreante em Sundance.

Cena de Sumer of Soul (Reprodução)

Houve boatos que o Hulu e o Disney+ estavam competindo com outros streamings pelos direitos de distribuição do longa, mas, pelas últimas notícias, Hulu venceu a competição e, a princípio, será o único serviço de streaming a transmitir Summer of Soul.

Na época da aquisição, Questlove declarou sua felicidade em poder divulgar o trabalho mundialmente.

“Estou muito honrado por poder manifestar meus sonhos depois de todo esse tempo. É realmente uma honra. Summer Of Soul é um projeto de paixão pessoal e vê-lo ressoar com tantas pessoas em tantos níveis tem sido incrivelmente recompensador. Estou muito feliz em começar este novo capítulo com a equipe da Searchlight/Disney/Hulu e estou ansioso para compartilhar a importante história por trás do filme com o público em todo o mundo”, afirmou ele.

Premiado no Festival de Sundance deste ano, com o Grande Prémio do Júri e Prémio do Público, na categoria de Documentários, por Summer of Soul, Questlove expressou o que a premiação representa para ele por sua conta pessoal no Twitter.

“Sempre foi um sonho meu realizar filmes e contar esta história foi verdadeiramente uma experiência espantosa. Sinto-me esmagado e honrado com a recepção que o filme está a receber e quero agradecer especialmente ao Sundance e aos meus parceiros de produção: Radical Media, Vulcan Productions, Concordia, Play/Action Pictures e LarryBilly Productions”, ele escreveu em sua publicação.

O longa, que conta com Joseph Patel, Robert Fyvolent e David Dinerstein na produção, ainda não tem previsão e estreia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›