Por que a súbita fascinação das pessoas com canibais?

Tema está bem popular nos últimos tempos

A recente popularidade de novos programas e filmes retratando atos de canibalismo, ficcionais e reis, levanta a questão: por que esse tipo de conteúdo faz tanto sucesso?

Só no último ano, filmes como Fresh e Até Os Ossos [que tem estreia marcada para as próximas semanas] foram anunciados.

E séries como Yelowjackets e mais recentemente Dahmer: Um Canibal Americano foram grandes sucessos de audiência, tanto que o último foi renovado para mais uma temporada.

Embora a moda esteja forte, histórias envolvendo canibalismo não são algo novo. Quem lembra da bruxa do conto de fadas de João e Maria, engordando criancinhas para comê-las depois?

A quantidade repentina de conteúdos de mídia abordando o assunto e o sucesso de cada uma delas leva a crer que o tabu é algo que ainda deixa muitos espectadores intrigados e atraídos.

Mas o que exatamente faz com que o canibalismo seja tão envolvente?

Os Temas

Elenco de Yellowjackets
Elenco de Yellowjackets (Divulgação / ShowTime)

Apesar de ser algo que é facilmente traduzido para as telas visualmente, há uma diversidade de  temas e analogias a serem feitas com o tema. Desde críticas ao consumismo como no Madrugada dos Mortos original até a relação com o sentimento de controle e poder em Hannibal, as possibilidades são muitas.

Yellowjackets, por exemplo, retrata a facilidade como a humanidade de alguém some rapidamente quando forçado a sobreviver.

As personagens da série recorrem ao canibalismo para se manter vivas, e isso as força a repensar seus conceitos de normas sociais e tabus.

Fresh, em contrapartida, está no lado oposto do espectro: os clientes de Steve tinham tanto dinheiro e poder que a única maneira de  ‘se divertir’ era fazer algo diferente, recorrendo a algo assim.

Por que o fascínio com o assunto?

A atração do público por temas controversos não é novidade, e atrações ganharam notoriedade exatamente por conta disso. O Exorcista se tornou a maior bilheteria com um filme classificado para maiores de 16 anos por exemplo.

Cena de O Exorcista: (Reprodução)
Cena de O Exorcista: (Reprodução)

O sucesso do filme se deveu, claro ao aspecto principal da trama, mas também se popularizou depois que a notícia se espalhou sobre a cena em que a adolescente Regan, possuída por um demônio, se masturba usando um crucifixo.

Mais recentemente Game of Thrones, que, apesar de um sucesso por seu roteiro bem escrito e atuações admiráveis, ganhou grande parcela do público por retratar violência, sexo e até incesto de maneiras não vistas normalmente na TV.

Assim como tantas ‘modas’, uma vez que os estúdios veem os lucros indo para um certo lado, eles se sentem felizes em acompanhar.

A onda do canibalismo está em foco, mas com o tempo isso deve passar e Hollywood deve encontrar outra barbaridade para chocar os espectadores e gerar lucro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›