Por que sequência de Os Fantasmas Se Divertem nunca aconteceu?

Mesmo com uma premissa amada pelos fãs, uma nova história não parece fácil de ser criada

A terrormédia Os Fantasmas se Divertem é sempre lembrada por ser bizarra e uma experiência completamente original, com um tipo de humor que ninguém sabe usar como o diretor Tim Burton.

O filme conta a história de uma adolescente (Winona Ryder) fascinada com a morte que se muda para uma casa assombrada por um casal de fantasmas (Geena Davis e Alec Baldwin). 

Embora tenha sido um grande sucesso e a catapulta de Tim para seu sucesso na carreira de direção, os diversos rumores sobre uma contnuação do filme nunca resultaram em nada concreto até hoje, 34 anos depois. O que aconteceu?

Michael Keaton e Winona Rider em Os Fantasmas se Divertem (Reprodução)

A primeira ideia

Dois anos depois, a sequência começou a ser discutida, sob o título de Beetlejuice Goes Hawaiian (Beetlejuice Vai Ao Havaí, em tradução livre.)  O conceito era de que a ideia de um personagem macabro como Beetlejuice, vivido por Michael Keaton, indo à praia seria um desafio divertido.

Um roteiro começou a ser produzido e Michel e Winona confirmaram sua participação no projeto, mas tanto os atores quanto o diretor estavam em alta demanda na época, com Tim e Michael trabalhando juntos em Batman: O Retorno. Por conta disso, a produção foi colocada na geladeira provisoriamente.

No final dos anos 1990, o filme foi declarado como “morto”, e as esperanças da continuação começaram a desaparecer aos poucos.

Uma história que valesse a pena

Nos anos 2000 e 2010 a discussão tornou a virar pauta, principalmente depois de 2016, com o ressurgimento de Winona e seu sucesso no papel de Joyce Byers em Stranger Things.

Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things 4 (Reprodução / Netflix)
Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things 4 (Reprodução / Netflix)

Isso, embora fosse um ponto positivo, dificultava a produção, afinal a atriz estava ocupada no projeto, cujas temporadas levam meses para serem produzidas. Ninguém voltaria para um segundo filme se ela, Michel e Tim não estivessem envolvidos.

Larry Wilson, um dos roteiristas originais do filme, admitiu em entrevista há três anos que há esperança para a continuação, mas que para que isso acontecesse, era necessário um roteiro realmente bom e que fizesse todos toparem na hora:

“Uma coisa é certa: Tim Burton e Michael Keaton só vão considerar uma sequência de Os Fantasmas Se Divertem se de alguma maneira ele conseguir captar a energia do primeiro filme. E isso não é fácil.”

“O sucesso de Os Fantasmas Se Divertem foi uma façanha incrível e muito difícil de ser reproduzido”, admitiu o cineasta. “Mas todos os olhos vão estar prestando atenção na estreia do próximo”.

Foi anunciado que o filme está sendo produzido, desta vez sem Tim no comando. Há esperança para o projeto assim?

Os Fantasmas Se Divertem está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›