Este ano diversas reviravoltas aconteceram em produções da DC, Cartoon Network e HBO Max quando David Zaslav assumiu o comando a Warner Bros. Discovery.
Zaslav e outros executivos começaram um remanejamento de diversas produções e setores da empresa. Isso causou o cancelamento de diversos filmes e séries. Como também a retirada de diversos desenho animados do catálogo da HBO Max.
Em outubro, anunciaram que o Cartoon Network Studios trabalhará em conjunto com a Warner Bros. Animation. Ambas a empresas pretendem criar uma nova geração de desenho animados, bem como voltar o CN às raízes. Boa parte disso foi motivado cortes da gastos.
E parece que o desenho animado O Incrível Mundo de Gumball previu esse “colapso” no setor da animação da na Warner Bros. Mais especificamente, no episódio A Inquisição, da sexta e última temporada da série.
De acordo com o site internacional Slash Film, O Incrível Mundo de Gumball já lidou com questões de financeiras de diversas formas. Como em O Dinheiro, onde Gumball debateu com sua família sobre se deveria “se vender” a um comercial do Joyful Burger para escapar da dívida.
A falta de dinheiro não mexeu apenas com a família Watterson, as também quebrou a quarta parede e todo o desenho animado passou por cortes para diminuir gastos. As cores foram retiradas, fundos apagados, CGI desfeitos, até que os personagens principais virassem apenas rascunhos.
O desenho animado só voltou ao normal quando os Watterson finalmente assinaram o contrato para o comercial de TV.
A Inquisição
Em A Inquisição, exibido originalmente em junho de 2019, o Superintendente Evil, um personagem em live-action, chega em Elmore e começa a ameaçar estudantes e professores da escola onde Gumball e Darwin estudam.
Evil se mostra descontente com a animação dos personagens bem com eles quebrando a quarta parede constantemente. Sob tanta pressão, os vários personagens do desenho animado acabam se tornando de carne e osso.
Por sua vez, Gumball e Darwin lutam para que todos os seus amigos voltem a ser animações. Até que descobrem que na verdade o Superintendente Evil é um desenho disfarçado, o nemesis de Gumball, Rob.
Rob explica que estava tentando salvar todos de Elmore ao torná-los live-action, e assim evitar que eles vão para um lugar que nunca mais serão lembrados. Como se fosse o presságio de um cancelamento do desenho animado.
Cancelamento do filme

No início de 2021, o Cartoon Network anunciou um filme de O Incrível Mundo de Gumball, o que deixou os fãs animados. Logo depois da criação da Warner Bros. Discovery este ano, a empresa decidiu cancelar o filme.
E estes não foram os único cancelamentos feitos no setor de animação. OK K.O.! Vamos Ser Heróis, Trem Infinito, Batman: Caped Crusaders, Tuca & Bertie, entre outros, foram cancelados e até retirados do catálogo da HBO Max.
O episódio também parece que previu o domínio do live-action. Em outubro de 2020, Tom Ascheim, presidente da Warner Bros. da Global Kids, Young Adults and Classics, anunciou um plano para apresentar mais filmes live-action sob a bandeira do Cartoon Network.
Outras produções que usaram do mesmo tema para explicar que sem dinheiro não existe animação e o medo do cancelamento foram Chowder e Os Jovens Titãs em Ação.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.