Recém-lançada no Globoplay, a série Rota 66 – A Polícia Que Mata adaptada do livro de mesmo nome escrito por Caco Barcelos evidencia a violência policial de uma tropa de elite da Policia Militar do Estado de São Paulo, que matou milhares de inocentes segundo a investigação do jornalista.
Misturando realidade e ficção, o programa mostrará a investigação feita por Barcelos a partir do julgamento de um caso ocorrido em 1975, conhecido como “o caso da Rota 66”, por se tratar de acusações contra policiais da patrulha 66 da Rota.
O julgamento, que acabou resultando na Justiça absolvendo os policiais, se referia a morte de três jovens que furtavam carros, e ao tentar fugir de uma viatura da Rota, foram mortos a tiros, que a defesa alegou ter sido legitima defesa, mas o jornalista encontrou contradições.

Graças a investigação de Caco Barcelos, foi descoberto que as operações da Rota, ou Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar eram de alta letalidade, e que entre os milhares de mortos pela tropa, haviam muitos inocentes.
Parte do 1° Batalhão de Choque, a Rota foi criada em 1970, durante a ditadura militar, para combater guerrilhas urbanas contrárias ao regime autoritário e desde então, segundo o site Memorial da Resistência, formou esquadrões da morte atuantes nas periferias e praticou a violação dos direitos humanos inúmeras vezes.
A tropa estaria inclusive ligada ao famoso massacre do Carandiru.
A investigação do jornalista registrou 4.200 mortes causadas pela Rota entre as décadas de 1970 e 1990, sendo destas, 2.200 vítimas inocentes, ou seja, 60% dos mortos não entraram em confronto com os policiais.

Segundo o protagonista da série, Humberto Carrão, que interpreta Caco Barcelos, a série não só relembra um antigo caso, mas levanta assuntos bastante atuais.
“Os números de hoje são piores que os números que fizeram o Caco escrever essa história. Outra coisa da série que está na nossa vida é a violência contra os jornalistas na rua. Tem a questão de uma politização cada vez maior da polícia”.
“Não é à toa que matadores cada vez mais se candidatam e se elegem. (Tem a questão) dos matadores terem ambições midiáticas com os seus jornais, rádios, e programas de TV. Está claro na série”, ele salientou durante uma coletiva de imprensa para promover o programa.
Os quatro primeiros episódios de Rota 66 – A Polícia Que Mata já estão disponíveis no Globoplay, novos episódios serão adicionados em dupla semanalmente.
Deixe seu comentário
Adoraríamos saber sua opinião!
Descubra mais sobre Epipoca
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




