Netflix registra maior queda no número de assinantes desde 2011

Pela primeira vez em mais de dez anos, a Netflix publicou um relatório que informa queda na quantidade de assinantes.

Na última terça-feira (19), a plataforma revelou que teve uma redução de cerca de duzentas mil assinaturas no primeiro trimestre de 2022. Esta é a primeira vez que o streaming perde assinantes desde 2011.

Uma projeção também sugere que a empresa acha que pode perder um total de até mais dois milhões de contas até o fim deste ano, o que viraria o pior de todos na história da empresa.

As informações se tornaram públicas depois de uma comunicação coletiva concedida para os acionistas da companhia.

“Nosso crescimento de lucros reduziu consideravelmente, assim como nossos resultados e projeções estão abaixo das expectativas”, disseram os executivos.

Na carta, os empresários culpam em parte a má performance pelo compartilhamento de contas feitas por usuários, ou o “empréstimo de senhas”:

“O streaming está crescendo de forma constante, como nós previmos, e os títulos da Netflix são muito populares no mundo todo. No entanto, a nossa penetração relativamente alta em casas, quando incluindo o grande número de casas dividindo contas, combinado com a competição, está criando um obstáculo para o crescimento dos lucros. O crescimento devido à COVID acabou ocultando estas informações recentemente. Enquanto trabalharmos para ganhar um aumento em nossos lucros, através de melhoras ao nosso serviço e uma monetização mais efetiva de compartilhamento de contas em múltiplas casas, estaremos aumentando nossa margem operacional em cerca de vinte por cento.”

Netflix-compartilhamento-de-contas-(Reproducao/ Netflix)

Empresa irá investir em mais conteúdos originais

A Netflix também irá investir mais em seus conteúdos originais e exclusivos, segundo a carta. Para os executivos, a falta de títulos interessantes pode ser um motivo pelo qual os assinantes estão abandonando a plataforma:

“A chave para o nosso sucesso tem sido nossa habilidade de criar entretenimento maravilhoso de todos os cantos do mundo, e apresentar eles de formas altamente personalizadas, e ganhar mais visualizações do que nossos competidores. Estas são as maiores forças da Netflix e as nossas vantagens competitivas. Junto com nossa alta capacidade de lucro, nós acreditamos que temos uma base que pode aumentar significativamente e melhor monetizar nosso serviço a longo prazo.”

Os planos da Netflix no Brasil estão custando, no momento da criação deste texto, entre R$ 25,90 pelo básico até R$ 55,90 pelo serviço premium, valor mais alto de assinatura do que todas suas competidoras.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›