Netflix: Plano com propagandas fracassa no primeiro mês

Plano não foi o mais contratado mesmo sendo o mais barato

Embora tenha sido criado para ser uma opção popular para quem quer gastar menos, o plano com propagandas da Netflix parece não ter agradado muito. De acordo com notícias divulgadas através pelo The Wall Street Journal, a modalidade é a opção que conta com o menor número de assinaturas.

A empresa de análise de assinaturas Antenna divulgou um relatório sobre o novo serviço, colocado em oferta no início de novembro custando US$ 6,99 (cerca de 36 reais). No Brasil, a assinatura custa R$ 18,90, comparado aos R$ 39,90 do plano Padrão.

Netflix (Reprodução)
Netflix (Reprodução)

A pesquisa indicou que em seu primeiro mês completo no mercado, o plano foi o menos popular entre os novos ingressantes na plataforma. Cerca de apenas de 9% dos novos consumidores estadunidenses da Netflix optaram pelo plano. O número é baixo, sobretudo ao se comparar com o plano similar ofertado pelo HBO Max no país.

O concorrente, lançou plano semelhante nos Estados Unidos no ano passado, e conseguiu em um mês, que 15% de suas assinaturas totais fossem do tal plano com propagandas.

Embora muito aquém do esperado pela empresa, uma porta-voz da plataforma do transformou as más notícias em um prospecto positivo para o futuro. Em comunicado à imprensa, ela disse:

“Ainda estamos nos primeiros estágios para que nosso plano que contém propagandas e estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento, assim como a vontade dos anunciantes em formar parceria com a Netflix.”

Consumidores da Netflix não vão gostar das mudanças, mas irão se acostumar, diz executivo

O chefão da plataforma, Ted Sarandos, já avisou em outra entrevista recente que a assinatura com comerciais recentemente implementada é apenas o primeiro passo das mudanças no serviço.

Em breve, ele também deve implementar a cobrança por compartilhamento de senhas, que ele disse saber que vai causar insatisfação. Contudo, como sempre, a empresa vai mostrar o verdadeiro valor da decisão:

Escritório da Netflix em Los Angeles
Escritório da Netflix em Los Angeles (Divulgação/ Netflix)

“Vai ser parecido com quando você aumenta os preços da mensalidade. Os consumidores não vão gostar logo de cara, mas nós precisamos mostrar para eles que existe um motivo pelo qual eles deveriam enxergar o valor nessa escolha.”

“Nós sempre falamos sobre nossa companhia ser uma empresa de escolhas. Existem pessoas, meu filho inclusive, que não se importam em assistir comerciais para pagar um preço menor”, garantiu o executivo.

“Propagandas para a gente vai ser um processo de ‘engatinhar, caminhar, correr’. Só ativamos agora, mas com o sucesso disso, haverá múltiplos níveis de assinaturas com comerciais em diversas faixas de preço.”

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