Netflix perde quase 1 milhão de assinantes e vai ter que apelar

Plataforma de streaming precisará implantar plano com assinaturas para não despencar no mercado

Em um informe direcionado ao mercado financeiro dos Estados Unidos, divulgado no final da tarde dessa terça-feira (19), a Netflix revelou que o número de suas assinaturas está oficialmente despencando.

A plataforma confessou que o segundo trimestre deste ano foi ainda mais desastroso que o primeiro, já que 970 mil assinantes perderam o interesse no serviço e cancelaram suas contas somente entre abril e junho. No primeiro trimestre foram 200 mil cancelamentos.

No restante do mundo, entretanto, a empresa afirma que os números superaram suas expectativas, que estavam na casa dos 2 milhões. Isso causado pelo boicote contra a Rússia que foi seguida da queda da internet na Ucrânia.

Henry Cavill como Geralt em The Witcher
Henry Cavill como Geralt em The Witcher (Divulgação/ Netflix)

Planos para o futuro

Para tentar reverter o quadro e não despencar de vez, a plataforma de streaming – que não sabe por quanto tempo continuará na liderança – afirmou que já tem projeções para voltar a crescer no terceiro trimestre do ano, quando pretende recuperar os assinantes perdidos.

O plano da empresa é conquistar mais de um milhão de assinantes, porém, ainda que consiga fazer isso, continuará em desvantagem em relação ao ano passado, quando o número era ainda maior.

Atualmente, são 220,67 milhões de assinantes ao redor do mundo, com uma receita que chegou a 7,87 bilhões de dólares no segundo trimestre.

O que ainda favoreceu a empresa no último ano foi o aumento do valor das assinaturas – que funcionou como contraponto à perda de assinantes.

Com isso, a Netflix conseguiu faturar 8% a mais que o ano de 2021, conforme divulgou nessa tarde. O lucro líquido da empresa ficou na casa de 1,44 bilhão de dólares.

Christian Malheiros, Jottapê e Bruna Mascarenhas em Sintonia
Christian Malheiros, Jottapê e Bruna Mascarenhas em Sintonia (Divulgação / Netflix)

Nem mesmo Stranger Things conseguiu impedir o fracasso

Dividindo o mundo em blocos, a região da Europa, Oriente Médio e África registraram uma queda considerável. Por lá, foram 770 mil contas canceladas.

Já nos Estados Unidos e Canadá juntos, o número foi de 1,3 milhões de assinantes que desistiram do serviço, mesmo com o lançamento da aguardada quarta temporada de Stranger Things, que foi dividida em duas partes.

Os únicos lugares que registraram crescimento foram América Latina – com mil novos assinantes em todo o continente e a região da Ásia-Pacífico, que conquistou 1,08 milhões de assinantes.

A fim de dar uma satisfação aos acionistas, a Netflix informou que apelará para o lançamento de sua versão com anúncios, que deverá acontecer no início do próximo ano.

“Embora leve algum tempo para aumentar nossa base de assinantes para a versão de anúncios, a longo prazo achamos que a publicidade pode permitir uma adesão substancial (por meio de preços mais baixos) e maior lucro (pela receita de anúncios)”, informaram.

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