Membro da equipe de Rust desabafa sobre acidente fatal no set

Serge Svetnoy, o eletricista chefe que estava no set de Rust quando Alec Baldwin acidentalmente matou a diretora Halyna Hutchins, disse que o disparo com a arma aconteceu pela negligência do armeiro e dos produtores do filme.

Segundo o Deadline, Svetnoy fez um texto no Facebook onde escreveu que “a pessoa que deveria verificar a arma no site não fez isso; a pessoa que teve que anunciar que a arma carregada estava no local não o fez; a pessoa que deveria ter verificado esta arma antes de trazê-la para o set não o fez”.

“Para economizar às vezes um centavo você contrata pessoas que não são totalmente qualificadas para o trabalho complicado e perigoso e arrisca a vida de outras pessoas que estão por perto e a sua também. Eu entendo que você sempre luta pelo orçamento, mas não pode permitir que isso aconteça. … É verdade que os profissionais podem custar um pouco mais e às vezes podem ser um pouco mais exigentes, mas vale a pena. Nenhum centavo economizado vale a VIDA da pessoa!”.

Svetnoy disse ainda na publicação que tem recebido muitos telefonemas da mídia de todo o mundo perguntando o que aconteceu no set.

“Sim, eu estava ombro a ombro com Halyna durante esse tiro fatal que tirou sua vida e feriu o diretor Joel Souza. Eu a estava segurando em meus braços enquanto ela estava morrendo. O sangue dela estava em minhas mãos”.

O eletricista não nomeia especificamente a armeiro de Rust, mas deixa clara sua insatisfação.

“Tenho certeza de que tínhamos profissionais em todos os departamentos, exceto um – o departamento responsável pelas armas. Não há como uma mulher de 24 anos ser uma profissional com arsenal; não tem como seu amigo mais ou menos da mesma idade da escola, bairro, Instagram, ou Deus sabe onde mais, possa ser um profissional nessa área”.

“Profissionais são pessoas que passaram anos em sets, pessoas que conhecem esse trabalho de A a Z; Estas são as pessoas que têm a segurança em jogo ao nível dos reflexos; eles não precisam ser instruídos a colocar o saco de areia em um tripé, consertar a escada no palco ou cercar o local da explosão. Eles têm isso em seu sangue”

Svetnoy ainda falou sobre os produtores e o risco de contratar mão de obra não qualificada para economizar dinheiro.

“Para economizar um centavo às vezes, você contrata pessoas que não são totalmente qualificadas para o trabalho complicado e perigoso e arrisca a vida de outras pessoas que estão próximas e também a sua vida.

“Eu entendo que você sempre luta pelo orçamento, mas não pode permitir que isso aconteça. Deve haver sempre pelo menos um profissional em cada departamento que conheça a função. É absolutamente necessário evitar tal tragédia, como a tragédia com Halyna”.

“Não quero que ninguém passe pelo que eu passei, pelo que seu marido Matt Hutchins e seu filho Andros passaram, e pelo ator Alec Baldwin, que recebeu uma arma no set. Ele tem que viver com o pensamento de que tirou a vida do ser humano por causa de pessoas não profissionais”.

Você pode conferir pronunciamento completo clicando aqui.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›