Equipe fala dos efeitos especiais das criaturas do filme Amor e Monstros

Amor é Monstros é um dos candidatos ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Em uma entrevista para o IndieWire, a equipe do filme falou sobre como foram feitas algumas cenas bem como a construção de alguns monstros.

O supervisor de produção, Matt Sloan, disse que cada monstro tem sua própria personalidade.

“Tínhamos traços de personalidade de traço amplo para cada criatura [do diretor Michael Matthews], e foi aí que a equipe de animação começou a trabalhar”.

Ele também falou sobre os ambientes que cada criatura seria vista.

“Havia 13 criaturas únicas. E a grande maioria deles seria vista à luz do dia, alguns sob a luz direta do sol, sem nenhum lugar para se esconder. Então era tudo sobre detalhes. Eu gosto de chamar esse tipo de coisa de belo, ‘ruído caro’. Você apenas adiciona textura após textura a cada criatura e cria tantos detalhes ocultos em cada uma delas”.

Matt Everitt, supervisor de animação, ainda falou sobre as criaturas serem baseadas em animais bem conhecidos, como insetos, anfíbios e crustáceos.

Além disso, cada monstro interagiria de uma maneira diferente em seu ambiente.

“Muitos deles estão apenas horrorizados e confusos com o que aconteceu com eles. Eles não sabem o que fazer e estão apenas reagindo como um defeito. Claro, alguns estão menos fora de seu elemento do que outros”.

Cena de Amor e Monstros (Reprodução)
Cena de Amor e Monstros (Reprodução)

Para Everitt a criatura mais desafiadora de trabalhar foi a o monstro que ataca pelo subterrâneo.

Ela também era a única criatura que precisava de uma mudança de design na pós-produção para torná-la mais assustadora.

“Decidimos aumentá-la e dar alguns membros extras. E isso foi depois de termos passado pela animação. Nós a deixamos 20 por cento maior com 10 metros e precisávamos ajustar ligeiramente a dinâmica da ação para caber no quadro”.

Já sobre a criatura mais adorável, o caracol gigante, os designers fizeram referência a lâmpadas de lava para ajudar a evocar o belo fluxo do movimento, e os olhos foram modelados a partir de uma galinha. Everitt contou:

“Jogamos com a ideia dos olhos e das pequenas protuberâncias na frente. E se eles estivessem em todos os lugares, desdobrando-se da casca? Os olhos eram importantes para estabelecer uma conexão não ameaçadora com O’Brien”.

Cena de Amor e Monstros (Reprodução)
Cena de Amor e Monstros (Reprodução)

A criatura mais complexa e divertida era o HellCrab. O caranguejo gigante tinha centenas de peças, incluindo anéis, cracas e algas marinhas crescendo nele. Matt Sloan falou:

“Era óbvio que ele seria visto sob o sol forte, então esse foi um desafio visual. E tivemos que coreografar sua destruição para que fizesse sentido e não exagerasse e depois trocasse as batidas”.

Mais uma vez, a equipe aterrou a criatura na realidade exagerando a escala, o peso e o movimento dos maiores caranguejos.

Acertar os olhos também foi importante por causa da conexão crucial que faz com Dylan O’Brien. Everitt acrescentou:

“Queríamos obter a umidade sutil nos cantos e não torná-la muito antropomórfica, mas ainda identificável para sentir os dardos e a dilatação dos olhos”.

Sloan finalizou

“Conversamos longamente sobre como faríamos o momento parecer real e não excessivamente artificial. Queríamos dar ao monstro que não é realmente um monstro uma batida empática.”

Cena de Amor e Monstros (Reprodução)
Cena de Amor e Monstros (Reprodução)

Amor e Monstros está disponível na Netflix.

O filme conta história de um jovem que decide cruzar um mundo pós-apocalíptico infestado de monstro para encontrar sua amada.

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