Conheça a verdadeira história de O Lobo de Wall Street

O longa estrelado por Leonardo Dicaprio, O Lobo de Wall Street marcou a carreira do ator e do cinema quando foi lançado em 2013. Porém, boa parte do público se confundiu com relação ao que seria ficção ou realidade na vida caótica do corretor de valores Jordan Belfort.

O Lobo de Wall Street é baseado nas memórias homônimas, escritas pelo próprio Belfort. Mas a ficção se difere um pouco da realidade quando o filme é comparado com os escritos do criminoso do colarinho branco.

O filme modificou detalhes da vida de Belfort como nomes de pessoas que o cercavam e também exagerou outros fatos, como os animais exóticos que apareciam na sua sala de jogos. No entanto, Donnie (Jonah Hill) realmente engoliu o peixinho dourado de um corretor na vida real assim como no filme.

Diferente do filme, Belfort nem sempre foi um corretor da bolsa. Seu primeiro emprego foi vendendo carne e frutos do mar de porta em porta em Long Island, mas o negócio faliu quando ele tinha 25 anos.

Após falir, Belfort teve a ajuda de um amigo para encontrar um emprego como estagiário na empresa LF Rothschild, mas ele foi despedido quando o mercado de ações quebrou em 1987. Na famosa companhia ele conseguiu adquirir experiência no mercado de ações para usar quando fundou a Stratton Oakmont, depois de descobrir que receberia uma comissão de 50% por cada ação que vendesse.

Jordan Belfort (Divulgação)

Um dos fatos mais importantes da história de Belfort é sua prisão devido à fraude de ações e esquemas de lavagem de dinheiro. A sua companhia, Stratton Oakmont, ficou em evidência quando foi investigada pela National Association of Securities Dealers (NASD), que agora é a Financial Industry Regulatory Authority desde 1989.

Sendo assim, em 1999, Belfort confessou ser culpado de fraude e crimes relacionados à manipulação do mercado de ações e administração de uma sala de apostas como parte de um esquema fraudulento de ações. O criminoso fez um acordo judicial com o FBI, que lhe garantiu uma sentença menor e, em troca, usou uma escuta para incriminar seus amigos.

Belfort recebeu uma sentença de quatro anos em uma prisão federal, que tinha todos os privilégios como o personagem de DiCaprio no filme. Belfort não precisava se preocupar com criminosos violentos ou instalações precárias, embora tenha roubado mais de US $200 milhões com um esquema fraudulento de venda de ações.

Durante seu tempo na prisão ele escreveu um livro de memórias de sua vida, que viria a inspirar o longa.

O Lobo de Wall Street tem direção de Martin Scorsese e contou com nomes importantes de Hollywood como Margot Robbie, Donnie Azoff e Kyle Chandler.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›