Como diretor deixou Nova Iorque vazia em Eu Sou a Lenda?

Prefeitura e produção fizeram esforço conjunto para o projeto

Embora mostre um futuro pós-apocalíptico onde o mundo está abandonado, o diretor de Eu Sou a Lenda revelou que muitas cenas são obra de efeitos especiais.

Uma retrospectiva do site Inverse sobre o filme resgatou as informações dos bastidores do filme de ficção científica de 2007, e nelas, há uma porção de detalhes sobre o filme contados por Francis Lawrence. O cineasta contou que precisou convencer a Warner Bros. de que o orçamento para o projeto não seria um absurdo.

Will Smith como Robert Neville em Eu Sou a Lenda (Reprodução)
Will Smith como Robert Neville em Eu Sou a Lenda (Reprodução)

Para cortar custos de criação de cenários, Francis contou que fez filmagens de teste nas ruas da Nova Iorque de verdade. Inicialmente, o roteiro descrevia a cidade como Los Angeles, mas o diretor achou que a metrópole abandonada criaria maior impacto.

Usando efeitos especiais, o artista removeu todas as pessoas e sinais de uma civilização ativa das imagens, e apresentou para os estúdios. Foi assim que eles deram o sinal verde para que a produção seguisse adiante.

Como a produção de Eu Sou a Lenda conseguiu esvaziar a maior cidade dos EUA?

Para conseguir usar a cidade para uma grande parcela de cenas do filme, a Warner negociou com a prefeitura de Nova Iorque pequenas janelas de tempo em diversos locais símbolo da cidade. Para isso, eles pagaram apenas a ‘bagatela’ de 40 milhões de dólares (cerca de R$ 208 milhões), que ainda foi mais barato do que fazer tudo do zero.

Paisagens icônicas da cidade foram usadas no filme, como a Quinta Avenida, o viaduto do Grand Central Terminal, Greenwich Village, o porta-aviões Intrepid, entre outros. Para parecer que a natureza tomou conta do lugar, tufos de grama e mato, fachadas em ruínas e carros abandonados foram usados.

Cena de Eu Sou a Lenda (Reprodução)
Cena de Eu Sou a Lenda (Reprodução)

Com um tempo limitado para filmar o que precisava, a produção de Eu Sou a Lenda teve auxílio da polícia da cidade. O departamento fechou o tráfego da região e providenciou com que eles desviassem para não aparecer no fundo, além de segurar os fãs que queriam dar uma espiada.

Will Smith, protagonista do primeiro filme, contou ano passado que ele e o ator Michael B. Jordan estão desenvolvendo juntos uma continuação. “A ideia apareceu de repente. Eu ainda não posso falar muito sobre isso. Mas é um conceito realmente, realmente legal de verdade e ele foi parte da criação da ideia”, explicou.

Eu Sou a Lenda está disponível para streaming através do HBO Max e do Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›