Como a Netflix escolhe quais séries vão ganhar divulgação pesada?

Mesmo com forte divulgação, algumas séries não atingem o sucesso inesperado, enquanto outras se tornam sucessos repentinos

Nas redes sociais, a Netflix divulga muitas de suas séries. Mas não há como negar que algumas produções parecem ganhar mais atenção na divulgação do que outras.

O serviço anuncia alguns filmes e séries não só nas redes sociais, mas também em propagandas de vídeos, cartazes, plotando o metrô, entre outras formas. Ainda assim isso não assegura que uma série ou filme será um sucesso.

Em uma entrevista para o site internacional Vulture, o chefe de séries roteirizadas da Netflix nos Estados Unidos, Peter Friedlander, contou que há várias abordagens para divulgar séries e filmes ao redor do mundo.

“Nossos programas são amados em todo o mundo, então não é uma abordagem ‘tamanho único’ para nossas campanhas”, Friedlander disse: Ele acrescentou:

“O que pretendemos fazer é nos conectar com o público onde quer que ele esteja, de modo que pode ser qualquer coisa, desde publicidade fora de casa até ativações, experiências ou mídia social – essas são ferramentas de marketing muito eficazes que nos permitem interagir diretamente. Então seja Wandinha ou Recomeço, Stranger Things ou Ginny & Georgia, nosso objetivo é criar as maiores e mais altas conversas para nossos programas com uma abordagem personalizada”.

O atual sucesso da Netflix

Emma Myers como Enid e Jenna Ortega como Wandinha em cena da série Wandinha (Reprodução / Netflix)
Emma Myers como Enid e Jenna Ortega como Wandinha em cena da série Wandinha (Reprodução / Netflix)

O mais recente sucesso da Netflix é Wandinha, um derivado baseado em A Família Addams. Ainda na entrevista, Peter Friedlander parabenizou a equipe de marketing por fazer a série se destacar de forma formidável.

“Tenho que dar crédito à equipe de marketing. Eles realmente fizeram um ótimo trabalho ao reintroduzir esta propriedade no mundo – desde o teaser bem no início até este divertido vídeo em que Wandinha quebra a quarta parede”, explicou Friedlander. Ele ainda disse:

“Não sei se você viajou recentemente, mas há anúncios em lixeiras. Foi muito inteligente ter marketing dentro de onde estamos viajando nos horários de maior movimento nos EUA. Eles realmente tentaram entender o humor da peça e preencher a campanha de marketing com esse tom muito específico que é apenas Wandinha Addams. A narrativa tão precisa combinada com uma campanha matadora levou a esse nível de resultados e a esse boca a boca imbatível”.

No Brasil, o marketing de Wandinha foi além de cartazes e trailers. No metrô de São Paulo vagões foram enfeitados com o tema da série, além do público poder ouvir mensagens da personagem entre os costumeiros avisos.

Friedlander discutiu anteriormente sobre o motivo de séries serem canceladas precocemente, e que estar no Top 10 não garante a renovação.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›