Executivo da Netflix explica cancelamentos: “Top 10 não é garantia”

Peter Friedlander afirmou que não é fácil tomar a decisão de cancelar um programa

Neste mês a Netflix anunciou mais uma leva de séries canceladas. Peter Friedlander, um dos executivos do serviço de streaming, abriu o jogo sobre os motivos da empresa cancelar séries logo na primeira ou segunda temporadas.

Em uma entrevista para a Variety, Friedlander explicou que um dos motivos dos cancelamentos prematuros é uma estratégia comercial e uma forma de evitar gastos com séries que não geram audiência.

“Acho que você vai ouvir isso de muitas pessoas. Os cancelamentos são a parte mais difícil deste trabalho porque penso no trabalho que os criadores e todas as pessoas da Netflix têm com essas produções. Nos preocupamos muito com estes profissionais, então cancelamentos não são algo que fazemos levianamente. É apenas uma parte frustrante do trabalho, e que está no nosso negócio desde sempre. Não é uma experiência nova ter cancelamentos, e esperamos poder continuar a fazer programas que tenham uma vida longa”.

Top 10 conta ou não conta como métrica para renovação de séries?

Friedlander acrescentou que estar no Top 10 da Netflix não garante a renovação de uma série ou a sequência de um filme. O Top 10 aponta os programas mais procurados no momento, mas não necessariamente os mais assistidos.

“Acho que o Top 10 é uma ferramenta útil para as pessoas descobrirem programas, falarem sobre programas, ajuda a encontrar o que assistir. O Top 10 realmente funciona dessa forma, mostrando o que é popular naquele momento, é disso que se trata. Então, quando temos que tomar nossas decisões, é sobre o longo prazo e a visão de longo prazo. Sempre estamos olhando para muitas variáveis também. O Top 10 é apenas uma variável muito pequena”.

Ava (Alba Baptista) e Beatrice (Kristina Tonteri-Young) em Warrior Nun (Reprodução / Netflix)

Nos últimos dois anos a Netflix enfrentou diversas dificuldades. Não apenas pela pandemia de COVID-19 que prejudicou a produção de diversas série e filmes, mas também pelo aumento da concorrência.

Entre 2020 e 2022, o público viu a chegada de diversos serviços de streaming como Disney+, HBO Max, Star+, entre outros, que tiraram a supremacia da Netflix. Consequentemente, houve demissões e cortes de gastos na Netflix devido a uma queda em suas ações na Bolsa de Valores.

O mais recente e polêmico cancelamento da Netflix foi Warrior Nun, que foi cancelada logo depois da estreia da segunda temporada. O anuncio gerou uma comoção entre os que pediram para salvarem a série, bem como ameaças de cancelarem suas assinaturas.

Entre outras séries que foram canceladas estão Archive 81, Criando Dion, Primeira Morte, Resident Evil, Fate: A Saga Winx e O Clube da Meia-Noite.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›