Capitão América vs. Homem de Ferro: por que o final de Tony Stark no MCU foi melhor

Muitos fãs do MCU se questionam quem teve o melhor final entre o Homem de Ferro e o Capitão América em suas respectivas histórias.

O fato é que os finais de ambos personagens foram emocionantes e importantes cada um à sua forma, mas aqui você vai entender por que o Homem de Ferro ainda consegue vencer mais essa batalha.

O Futurista Garantiu o Futuro do Mundo

Tony Stark sempre esteve muito atento ao futuro. Ele era um homem que não descansava no presente, pois sempre se preocupava com o que viria a ser o futuro da humanidade.

Clint Barton zombeteiramente o chamou de “o futurista” em Capitão América: Guerra Civil em referência ao álbum de estúdio da vida real de Robert Downey Jr. com o mesmo nome, mas, para dizer a verdade, é isso que ele é: um futurista.

Assim é justo dizer que quando ele deu a vida para conseguir garantir a segurança das gerações futuras e o desaparecimento do vilão que nem mesmo os heróis mais poderosos da Terra foram capazes de derrotar, ele realmente conseguiu deixar para trás um futuro muito melhor.

Era consistente com as regras estabelecidas do filme

Há muita ‘ciência’ no MCU que não tem nenhum embasamento científico. Faseamento quântico, nanotecnologia, encolhimento proporcional, Vibranium – nada disso é real. Ainda assim, o público está disposto a ignorar completamente sua descrença, desde que as regras estabelecidas permaneçam consistentes.

Como o próprio Hulk deixou claro inúmeras vezes, não é possível que uma pessoa que volta no tempo tenha a capacidade de modificar o passado de nenhuma forma, já que a viagem no tempo faz com que o passado se torne o seu futuro e o presente se torne o seu passado.

Com isso, se cria uma linha do tempo completamente nova, no entanto, foi exatamente isso que o Capitão América fez.

Já o final de Homem de Ferro foi muito mais consistente com as regras de Ultimato do que o Capitão América. Além disso, ele foi capa de conseguir todas as seis Pedras do Infinito.

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

Tony Stark teve que morrer

O fim do arco do Homem de Ferro não poderia ser outro senão sua morte. Tudo em relação a ele dava uma volta e completa, afinal, desde que ele se tornou um super-herói, Tony Stark simplesmente não consegue fazer a linha de quem desiste.

Ou seja, depois que ele se tornou o Homem de Ferro, ele nunca poderia deixar de sê-lo. Pepper resumiu perfeitamente o final do arco do personagem de Tony quando disse a ele: “você pode descansar agora.”

Desse modo, se ele tivesse ficado vivo no final de Ultimato, os fãs não teriam chorado tanto, mas, no final das contas parecia injusto com o próprio personagem.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›