Blade versus Motoqueiro Fantasma | Qual dos dois filmes é mais fiel aos quadrinhos?

Os dois filmes foram lançados quando ainda não existia o MCU

Bem antes da criação do Universo Cinematográfico da Marvel havia vários filmes independentes que contavam as histórias dos heróis dos quadrinhos. Blade (1998) e Motoqueiro Fantasma (2007) foram dois deles.

Ironicamente, mesmo com todo o sucesso, nenhum dos dois conseguiu ser completamente preciso em relação ao material original. Mas quando comparado, qual deles é o mais fiel?

Blade

Nos quadrinhos, Blade era um Dhampir, uma criatura meio humana, meio vampira, que nasceu de uma mãe que morreu após ser mordida por um vampiro durante a gravidez.

A partir daí, ele passou a usar seus poderes de vampiro para se tornar um caçador de vampiros.

O filme, entretanto, fez algumas alterações, começando pela origem do protagonista. Ele foi chamado de Daywalker ao invés de Dhampir.

Além disso, seu tempo no orfanato foi vetado, e ele foi encontrado por um caçador de vampiros chamado Whistler que o treinou.

Blade (Wesley Snipes) em Blade (Reprodução)
Blade (Wesley Snipes) em Blade (Reprodução)

O principal vilão de Blade foi alterado

Nos quadrinhos, Deacon Frost era um cientista mais velho que queria descobrir a imortalidade. Por isso, ele foi transformado pelo sangue de um vampiro morto, tornando-se único até mesmo para a espécie.

Já no filme, ele era um vampiro que foi transformado, mas queria o mesmo respeito dos vampiros puro-sangue.

Ele também era mais jovem e mais faminto por reconhecimento do que imortalidade. Isso eventualmente o levou a obter o poder do deus do sangue La Magra, abraçando frouxamente seus laços com o nascimento do sangue de um vampiro morto.

Cena de Motoqueiro Fantasma (Reprodução)

Motoqueiro Fantasma

A origem de Johnny Blaze nos quadrinhos deu a ele duas figuras paternas, Barton Blaze e Crash Simpson.

Quando Johnny viu que Crash iria morrer de câncer, ele vendeu sua alma para Mephisto para poder salvar o pai.

No entanto, quando Johnny viu que Crash estava morrendo de câncer, ele vendeu sua alma para Mephisto para salvá-lo.

Mesmo depois de ser curado, ele ainda acabou morrendo, enquanto a alma de Johnny ficou para sempre ligada ao Espírito da Vingança.

O filme, entretanto, não deu espaço a Crash, mas explorou mais a origem de Barton que, embora fosse pequena, acabou impactando os laços com os quadrinhos.

Blade
Blade (Divulgação)

Mas qual dos dois foi mais preciso?

No fim de tudo, enquanto Motoqueiro Fantasma acertou o visual e as motivações do personagem, ele passou grande parte do tempo pegando partes emprestadas de outras histórias do herói sem estabelecer bem o que funcionou para Johnny Blaze. Por causa disso, acabou prejudicando o crescimento futuro da história.

Já no caso de Blade, o filme definiu bem a origem do personagem e ainda guiou o modo como ele seria retratado nos quadrinhos posteriormente.

Por causa disso, Blade teve uma nova base fundamentada no que funcionou em seu passado para iniciar uma nova franquia e, inadvertidamente, iniciar uma nova era de filmes de quadrinhos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›