Protagonista de Titãs revela racismo nos bastidores: “Invisível”

Anna Diop diz que foi colocada em segundo plano para que seus colegas brancos aparecessem bem

Uma das protagonistas de Titãs desde seu lançamento em 2018, Anna Diop revelou sofrer racismo por parte da equipe de produção do programa. A atriz, que dá vida a heroína Estelar na série, e é o único membro negro do elenco, abriu o coração sobre a maneira como vem sendo tratada no set de filmagem.

Em uma recente participação no podcast Retake with John Horn, do site LAist, Diop contou que percebeu que a maneira como vinha sendo iluminada nas cenas a desfavorecem totalmente.

“Depois que a primeira temporada foi ao ar e eu a assisti, fiquei realmente desapontada pelas maneiras com as quais eu era iluminada, era sempre bem ruim e pouco lisonjeiro”, ela disse.

Brenton Thwaites como Dick e Anna Diop como Kory em Titãs
Brenton Thwaites como Dick e Anna Diop como Kory em Titãs (Reprodução)

Uma vez detectado o problema ela pensou que seria fácil de resolver e procurou a equipe de produção, para falar sobre uma solução.

“Eu fui até a equipe durante a pré-produção da segunda temporada e disse: ‘Olha, esses são meus sentimentos sobre a iluminação na primeira temporada. Como podemos remediar isso?’”, ela relembrou.

A reação do profissional responsável a sua reivindicação surpreendeu e entristeceu a atriz, pois ela se viu tratada com desdém e racismo.

Frustração

“E a resposta que eu tive do nosso diretor de fotografia foi: ‘Bem, quando você está numa cena com seus colegas, que são todos brancos (menos Ryan [Potter], que é parte japonês), eu tenho que priorizar ou escolher iluminar eles melhor que você’. Como é que se responde algo assim? Então eu continuei sendo iluminada de forma errada e isso é triste porque sou uma mulher negra”, ela desabafou.

Starfire (Anna Diop) em Titãs (Reprodução)
Starfire (Anna Diop) em Titãs (Reprodução)

Pois o tratamento que vem recebendo pela produção de Titãs acabou tornando o que deveria ser uma maravilhosa experiência, em uma verdadeira frustração para Anna Diop.

“Eu passei boa parte da minha vida sendo invisível. Agora estou na frente das câmeras, nas casas de milhões de pessoas, e continuo invisível. É frustrante e desanimador”, ela lamentou.

Titãs ou DC racista?

Não é a primeira vez que uma produção da DC tem problema com racismo. Em março deste ano Zoë Kravitz revelou uma experiência do tipo. A atriz relembrou quando foi rejeitada em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Christopher Nolan, por ela não ser branca o suficiente.

“Não sei se veio diretamente de Chris Nolan. Eu acho que provavelmente era algum tipo de diretor de elenco, ou um assistente de diretor de elenco. Ser uma mulher não-branca e ser uma atriz e ter dito na época que eu não sabia ler por causa da cor da minha pele, e a palavra urbana sendo jogada assim, foi o que foi realmente difícil naquele momento”, ela contou em entrevista para o jornal The Guardian.

Titãs está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›