Alec Baldwin está sendo oficialmente acusado de homicídio culposo pela Justiça do estado do Novo México, por sua responsabilidade na morte de Halyna Hutchins.
A diretora de fotografia foi alvejada no abdômen com uma bala durante as filmagens do faroeste Rust, em 21 de outubro de 2021, disparada por Alec. Halyna não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
O jornal The Daily Mail do Reino Unido informou que promotores da cidade de Santa Fe, onde o filme estava sendo gravado, afirmam que ele não prestou atenção no treinamento de segurança. Além disso, o ator prontamente admitiu que havia disparado a arma no dia do ocorrido, algo que ele negaria firmemente em depoimentos posteriores.
O relatório entregue para a abertura do processo diz que há provas de que Alec ficou várias vezes com o dedo no gatilho da arma, algo que ele deveria saber não fazer, de acordo com treinamento. Também segundo o documento, o ator faltou à aula logo antes das gravações e, em treinamento anterior, se mostrava desinteressado e mexendo em seu telefone:
“Evidências em foto e vídeo de dentro da igreja no dia dos disparos mostram parte do ensaio que inclui momentos antes do tiro acontecer. As fotos e vídeos claramente mostram Baldwin múltiplas vezes com seu dedo na guarda do gatilho e no gatilho, enquanto manipulando um martelo e desenhando, apontando e colocando o revólver no coldre. Baldwin sabia que a primeira regra de segurança com armas é nunca apontá-las para alguém em quem você não planeja atirar.”
“Se Baldwin não tivesse apontado a arma na direção de Hutchins e Souza, essa tragédia não teria acontecido. Esse desvio imprudente dos padrões conhecidos de práticas e protocolos causou diretamente o disparo fatal”, diz o relatório.
Mary Carmack-Altwies, promotora de justiça de Santa Fe, afirmou em declaração à imprensa que a morte da fotógrafa não ficará impune: “Hoje nós demos outro passo importante em assegurar justiça por Halyna Hutchins. No Novo México, ninguém está acima da lei e a justiça será feita.”
Alec Baldwin não assume responsabilidade, acusa viúvo

Matt Hutchins, viúvo de Halyna, desabafou em entrevista sobre sua raiva do ator, que se recusa a assumir o que fez. De acordo com ele, Alec contava a história como se ele fosse a vítima:
“Assisti-lo me fez me sentir com muita raiva. Eu estava simplesmente com raiva de ver ele falar da morte dela tão publicamente, de uma maneira tão detalhada, e ainda não aceitar nenhuma responsabilidade depois de ter acabado de descrever que ele a matou.”
“Ouvir ele culpar a Halyna na entrevista dele e passar a responsabilidade para outras pessoas, vê-lo chorando sobre aquilo, eu senti algo tipo ‘a gente tem que se sentir mal por VOCÊ, senhor Baldwin?’”, concluiu.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.