Acusado de homicídio, Alec Baldwin desrespeitou treinamento de armas, diz relatório

Ator não estava atento durante instruções de protocolos de segurança e isso causou a morte de cineasta

Alec Baldwin está sendo oficialmente acusado de homicídio culposo pela Justiça do estado do Novo México, por sua responsabilidade na morte de Halyna Hutchins.

A diretora de fotografia foi alvejada no abdômen com uma bala durante as filmagens do faroeste Rust, em 21 de outubro de 2021, disparada por Alec. Halyna não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

O jornal The Daily Mail do Reino Unido informou que promotores da cidade de Santa Fe, onde o filme estava sendo gravado, afirmam que ele não prestou atenção no treinamento de segurança. Além disso, o ator prontamente admitiu que havia disparado a arma no dia do ocorrido, algo que ele negaria firmemente em depoimentos posteriores.

O relatório entregue para a abertura do processo diz que há provas de que Alec ficou várias vezes com o dedo no gatilho da arma, algo que ele deveria saber não fazer, de acordo com treinamento. Também segundo o documento, o ator faltou à aula logo antes das gravações e, em treinamento anterior, se mostrava desinteressado e mexendo em seu telefone:

“Evidências em foto e vídeo de dentro da igreja no dia dos disparos mostram parte do ensaio que inclui momentos antes do tiro acontecer. As fotos e vídeos claramente mostram Baldwin múltiplas vezes com seu dedo na guarda do gatilho e no gatilho, enquanto manipulando um martelo e desenhando, apontando e colocando o revólver no coldre. Baldwin sabia que a primeira regra de segurança com armas é nunca apontá-las para alguém em quem você não planeja atirar.”

Halyna Hutchins, diretora de fotografia de Rust. (Reprodução)
Halyna Hutchins, diretora de fotografia de Rust. (Reprodução)

“Se Baldwin não tivesse apontado a arma na direção de Hutchins e Souza, essa tragédia não teria acontecido. Esse desvio imprudente dos padrões conhecidos de práticas e protocolos causou diretamente o disparo fatal”, diz o relatório.

Mary Carmack-Altwies, promotora de justiça de Santa Fe, afirmou em declaração à imprensa que a morte da fotógrafa não ficará impune: “Hoje nós demos outro passo importante em assegurar justiça por Halyna Hutchins. No Novo México, ninguém está acima da lei e a justiça será feita.”

Alec Baldwin não assume responsabilidade, acusa viúvo

Matthew Hutchins deu sua primeira entrevista depois da morte de Halyna (Reprodução)
Matthew Hutchins deu sua primeira entrevista depois da morte de Halyna (Reprodução)

Matt Hutchins, viúvo de Halyna, desabafou em entrevista sobre sua raiva do ator, que se recusa a assumir o que fez. De acordo com ele, Alec contava a história como se ele fosse a vítima:

“Assisti-lo me fez me sentir com muita raiva. Eu estava simplesmente com raiva de ver ele falar da morte dela tão publicamente, de uma maneira tão detalhada, e ainda não aceitar nenhuma responsabilidade depois de ter acabado de descrever que ele a matou.”

“Ouvir ele culpar a Halyna na entrevista dele e passar a responsabilidade para outras pessoas, vê-lo chorando sobre aquilo, eu senti algo tipo ‘a gente tem que se sentir mal por VOCÊ, senhor Baldwin?’”, concluiu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›