Vencedor de Cannes morre aos 85 anos após 70 anos de carreira

O astro veterano Dean Stockwell foi noticiado como morto no último sábado (07). O ator foi um dos grandes nomes do cinema durante algumas décadas.

De acordo com o site Deadline, o ator faleceu de causas naturais aos 85 anos de idade. O astro morreu pacificamente em sua residência de acordo com o veículo.

Dean Stockwell teve uma longa carreira no cinema e na TV, que durou mais de 70 anos e acumulou cerca de 200 papéis em diferentes produções. Ele atuou em filmes como Paris, Texas (1984), Duna (1984), Veludo Azul (1986).

O ator recebeu diversos prêmios na sua carreira, assim como uma indicação ao Oscar em 1985 por seu trabalho em De Caso com a Máfia.

Além disso, ele também foi homenageado no Festival de Cannes recebendo dois prêmios no evento. Ele também foi premiado pelo Emmy por seu trabalho na série Contratempos.

Dean Stockwell em Blue Velvet (Reprodução)

O cineasta David Lynch homenageou o ator durante seu programa no Youtube, David Lynch’s Weather Report: “Muito quieto agora, 55 graus Fahrenheit, 13 Celsius. Em homenagem ao grande Stockwell, gostaria de recomendar hoje Honky Tonk, Parte 1 de Bill Doggett“, disse Lynch.

Estreia no Teatro

O ator que nasceu em 1936 estreou na Broadway com apenas sete anos de idade. Ainda muito jovem ele apareceu em produções como Ankles Aweigh ao lado de Frank Sinatra e Grace Kelly.

Papéis Polêmicos

Mais tarde ele também atuaria em Kim, A Luz é Para Todos, que lhe deu um Globo de Ouro e no controverso O Menino dos Cabelos Verdes, que abordava preconceitos raciais.

Após atuar no cinema por uns bons anos, Stockwell retornou à Broadway no espetáculo Compulsion. Mas ele voltaria às telonas para reprisar o seu papel na versão cinematográfica do enredo, que o levou a ganhar dois prêmios em Cannes.

O ator também surpreendeu ao atuar ao lado de Katharine Hepburn em Longa Jornada Noite Adentro. Este filme lhe rendeu o seu segundo prêmio em Cannes.

Stockwell também estrelou um popular episódio de The Twilight Zone de 1961 chamado A Quality of Mercy, no qual ele desempenha um papel duplo de tenentes americanos e japoneses em ambos os lados durante os massacres. O episódio também contou com o astro de Star Trek, Leonard Nimoy.

O ator se aposentou da atuação em 2015 e buscou uma mudança de carreira, como artista plástico, assinando suas obras com seu nome completo, Robert Dean Stockwell.

O astro deixa mulher e dois filhos, Austin Stockwell e Sophie Stockwell.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›