Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo encanta, mas desperdiça histórias

Nesta semana estreia o filme Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, baseado nas HQs de Mauricio de Sousa e com a direção de Mauricio Eça.

No elenco principal estão Sophia Valverde como Mônica, Xande Valois como Cebola, Bianca Paiva como Magali, Theo Salomão como Cascão, Carol Roberto como Milena, Yuma Ono como Do Contra.

E também Mateus Solano como Professor Licurgo, Giovanna Chaves como Carmem FruFru, Carolina Amaral como Denise e Eliana Fonseca como Tia Nena.

Na trama, a turma deve enfrentar uma ameaça sobrenatural que está roubando o que há de melhor em cada um e deixando suas vítimas em estado catatônico.

Caracterização dos personagens

Bianca Paiva como Magali e Carol Roberto como Milena em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Artur Medina)
Bianca Paiva como Magali e Carol Roberto como Milena em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Artur Medina)

O filme começa apresentando os personagens principais, Mônica, Cebola, Magali, Cascão, Milena e Do Contra, e logo resgata o deslumbre adolescente da união e a promessa de nunca de se separarem.

É neste momento que o público percebe como a equipe do filme trabalhou bem na caracterização dos personagens, assim como fizeram nos filme Turma da Mônica: Laços e também em Lições.

Além disso, há uma boa química entre os atores, principalmente entre Xande Valois e Theo Salomão, que conseguem transmitir a grande amizade que Cebola e Cascão tem.

Sophia Valverde também se destaca ao encarnar Mônica, principalmente em seus momentos de descontrole de raiva.

A Carmen de Giovanna Chaves e a Denise de Carolina Amaral também chamam atenção e é fácil ganhar a simpatia e ao mesmo tempo a antipatia pelas duas personagens.

Contudo, este novo filme abandona os cenários abertos dos filmes anteriores, se limitando em muitos momentos no Colégio do Limoeiro e no museu que existe na escola.

Manter a história em ambientes claustrofóbico. pode ter sido uma escolha certeira, afinal, medo é o que a produção sugere.

Histórias desperdiçadas

Xande Valois como Cebola e Theo Salomão como Cascão em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Laura Campanella)
Xande Valois como Cebola e Theo Salomão como Cascão em Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Laura Campanella)

No entanto, Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo acaba se perdendo em diversos momentos da história.

O começo do filme é um tanto devagar procurando apresentar a nova vida dos personagens, mas de repente tudo fica muito acelerado, principalmente quando história do grande vilão começa a se desnrolar.

A sensação é que simplesmente estão jogando tudo na tela e muitas vezes você mal digeriu uma coisa e outra já está acontecendo.

Além disso, o filme abre muitos mini enredos que parecem não se concretizar ou se desenvolver, como é o caso da briga amorosa de Cebola e Do Contra pela Mônica.

Aparentemente, o tema central do filme seria explorar o medo de crescer, e como isso afeta a desenvolvimento de cada um. Um exemplo disso, é a insegurança da Magali quanto a cozinhar e ser uma boa bruxa.

Porém, esses momentos de superação acabam sendo desperdiçados e pouco aprofundados por causa da história corrida.

O futuro da franquia

Mauricio de Sousa e o elenco de Turma de Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Laura Campanella)
Mauricio de Sousa e o elenco de Turma de Mônica Jovem: Reflexos do Medo (Divulgação / Laura Campanella)

Mas pode haver algo de positivo em não aprofundar essas questões mencionadas acima logo no primeiro filme. Reflexos do Medo é o primeiro de quatro filmes, e este longa metragem termina com mais um mistério para a turminha resolver.

O filme funciona muito bem como uma apresentação e situar o público, como também apresentar os novos atores nos papéis icônicos. A expectativa é que os próximos filmes consigam ser mais detalhados e principalmente explorem melhor cada enredo inciado em Reflexos do Medo.

No mais, Turma da Mônica: Reflexo do Medo é um filme de Sessão da Tarde com um toque de Malhação, e que pode proporcionar um bom momento de diversão tanto para os fãs de gibis quanto para o publico geral.

E nosso veredicto de Balde de Pipoca foi:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›