Episódio de Titãs tem erro absurdo e sumiço de personagem

Um erro de continuidade envolvendo Krypto, o Supercão destacou o quão ilógico um episódio recente de Titãs realmente era. Apesar de sua popularidade, Titãs tem uma reputação de trama confusa, e o episódio 10 da 3ª temporada não foi exceção, apresentando Asa Noturna e Espantalho adotando dois planos igualmente bizarros para a vitória.

No entanto, Troubled Water foi problemático até mesmo para os padrões um tanto frouxos do show até o momento.

O site Screen Rant analisou o episódio e você pode conferir abaixo. Cuidado, o texto contém spoilers.

O enredo central da 3ª temporada de Titãs mostra a equipe migrando de San Francisco para Gotham City, para ajudar a manter a paz depois que Batman mata Coringa e abandona sua cidade após o assassinato do segundo Robin, Jason Todd (Curran Walters).

Foi rapidamente revelado, no entanto, que Todd estava vivo (graças a um mergulho no Poço de Lázaro) e que ele se associou ao Espantalho (Vincent Kartheiser) e adotando uma nova identidade, o Capuz Vermelho.

Ao longo da terceira temporada de Titãs, esta dupla demoníaca enganou os Titãs para ajudar o Espantalho a escapar do Asilo Arkham e quebrar os selos quase inquebráveis ​​que os impediam de despejar a mais recente fórmula experimental do Espantalho (que tornava as pessoas mais destemidas do que amedrontadas) nas águas de Gotham City.

Quando o episódio Troubled Water de Titãs começou, os Titãs e o departamento de polícia de Gotham estavam no modo de controle de danos total, prontos para fazer o que fosse necessário para salvar a cidade do último esquema do Espantalho.

Infelizmente, logo ficou claro que o cérebro do crime ainda estava vários passos à frente deles. Com o Capuz Vermelho como mão direita, o Espantalho foi capaz de assumir o controle das Cinco Famílias que comandavam o crime organizado em Gotham City, mas o autodenominado Mestre do Medo tinha planos para assumir o controle de todo o resto.

No entanto, apesar dessa configuração perigosa, o episódio acaba falhando em entregar graças aos seus elementos narrativos confusos e às vezes sem sentido. Veja como um grande erro de continuidade destaca o que, em última análise, é um dos capítulos mais ilógicos do programa.

O Incrível Desaparecimento do Supercão

Krypto em Titãs (Reprodução / HBO Max)
Krypto em Titãs (Reprodução / HBO Max)

O episódio está cheio de inconsistências e pontos de trama incomuns, mas talvez o maior exemplo de escrita e direção erráticas de Titãs esteja em um de seus detalhes mais sutis e facilmente esquecidos; a súbita ausência de Krypto, o Superdog.

O combatente do crime canino estava claramente visível quando os Titãs chegaram à sede do DPGC para se entregar, viajando no mesmo veículo que o resto da equipe. No entanto, quando a equipe entrou no prédio, Krypto não estava em lugar nenhum e ele não fazia parte da batalha entre os Titãs e a polícia que se seguiu.

É possível que houvesse alguma cena perdida, cortada para o tempo, mostrando Krypto sendo entregue a um oficial de controle de animais da DPGC. Infelizmente, dada a lógica desleixada e a atenção aos detalhes em outras partes do episódio, parece muito mais provável que os escritores esqueceram que Krypto, o Superdog, deveria estar lá naquela cena.

Embora possa parecer um detalhe sem importância, esse erro é realmente crucial para ressaltar algumas das outras falhas importantes do programa.

O problema com o plano do Espantalho

Espantalho (Vincent Kartheiser) em Titãs (Reprodução / HBO Max)
Espantalho (Vincent Kartheiser) em Titãs (Reprodução / HBO Max)

Um desses pontos confusos da trama é o plano do Espantalho para derrotar os Titãs. No início de Troubled Water, o Espantalho transmitiu um curta-metragem em todas as televisões, telefones e tablets em Gotham City, mostrando ao mundo imagens editadas dos Titãs lutando contra seus soldados.

A transmissão culpou os Titãs pelo abastecimento de água envenenado e alegou que o Departamento de Polícia de Gotham City os estava protegendo. A peça de propaganda concluiu com uma oferta de pagar $ 50.000 para quem trouxesse Asa Noturna, vivo ou morto, e uma promessa de que o verdadeiro herói da cidade, Capuz Vermelho, iria salvar o dia.

Admitindo que o Gothamita médio provavelmente tivesse uma opinião negativa do Departamento de Polícia de Gotham City, ainda era difícil acreditar que o Espantalho estaria tão confiante no poder da paranoia.

No entanto, tantas pessoas ficaram agitadas com o pensamento da polícia trabalhando com um grupo de terroristas superpoderosos que os Titãs, mesmo com Asa Noturna fora da rede, foram incapazes de encurralar os cidadãos enlouquecidos pela toxina anti-medo do Espantalho sem serem confrontados pela raiva multidões de cidadãos comuns. Isso deixou os Titãs impotentes para proteger a cidade.

Por alguma razão, os Titãs e o DPGC não acharam por bem conter a transmissão do Espantalho com uma resposta própria. Seria fácil ver a comissária de polícia Barbara Gordon (Savannah Welch) convocando uma entrevista coletiva para explicar que a transmissão foi obra do recém-escapado Espantalho e que as pessoas não deveriam acreditar em tudo o que ouvem online. Embora a história de Gotham City e dos inimigos de Batman no mundo dos Titãs não tenha sido totalmente explorada, parece altamente improvável que esta tenha sido a primeira vez que algum supervilão ameaçou o abastecimento de água da cidade ou fez ameaças por meio de uma transmissão pirata. Dada essa solução aparentemente simples, o plano mestre do Espantalho parece incrivelmente falho.

O problema com a resposta do Asa Noturna

Asa Noturna (Brenton Thwaites) em Titãs (Reprodução / HBO Max)
Asa Noturna (Brenton Thwaites) em Titãs (Reprodução / HBO Max)

Talvez surpreendentemente, Asa Noturna (Brenton Thwaites) encontrou um plano ainda mais improvável para combater a campanha de propaganda do Espantalho, que ele explicou a Barbara Gordon durante o jantar em um restaurante que suspeitamente ainda estava aberto, apesar de a cidade estar sob lei marcial.

Nightwing sugeriu que ele e o resto dos Titãs poderiam se entregar à polícia, fazer um grande show na imprensa e sair imediatamente para continuar lutando contra o Espantalho após pagar a fiança. Isso, insistiu Asa Noturna, restauraria a fé do público no DPGC.

Admitindo o fato de o próprio Dick Grayson admitir que estava “ficando sem ideias boas (e) recorrendo a ideias ruins”, esse parece um plano particularmente ruim. É improvável que qualquer um que tivesse uma mente conspiratória o suficiente para acreditar na temerosa operação de bandeira falsa do Espantalho seria influenciado pelos Titãs que se entregaram à mesma polícia corrupta com a qual eles estavam supostamente em conluio.

Também não havia como garantir que os Titãs teriam permissão para pagar fiança em quaisquer acusações criminais que pudessem ser levantadas contra alguém pela tentativa de envenenamento de milhões de Gothamites. A questão de saber se os super-heróis poderiam ou não ser registrados sob seu pseudônimo e não ter sua identidade secreta revelada ao público também foi ignorada.

O problema com a prisão de Barbara Gordon

Cena de Titãs (Reprodução / HBO Max)
Cena de Titãs (Reprodução / HBO Max)

Perto do final da terceira temporada de Titãs, episódio 10, Troubled Water, a comissária Barbara Gordon foi presa pelo DPGC. As acusações contra ela não foram descritas, mas parece que envolviam ela atirar no policial desonesto que Capuz Vermelho havia subornado para provocar uma briga entre a polícia e os Titãs, enquanto eles se rendiam. O problema é que o comissário Gordon deu repetidas ordens para seus oficiais se retirarem, o policial desonesto ignorou duas ordens diretas de largar a arma enquanto tentava atirar em Asa Noturna pelas costas e Barbara deu um tiro limpo e não letal que incapacitou o atirador sem matá-lo. Embora seja compreensível que o DPGC queira realizar algum tipo de investigação sobre o incidente, parece improvável que eles cheguem a prender seu comissário nessas circunstâncias.

O problema com a jornada de Donna Troy

Donna Troy (Conor Leslie) em Titãs (Reprodução / HBO Max)
Donna Troy (Conor Leslie) em Titãs (Reprodução / HBO Max)

A história de Donna Troy (Conor Leslie) aconteceu independentemente do resto da ação dos Titãs no episódio Troubled Water, com a heroína amazona lutando para entrar em Gotham City para se reunir com seus companheiros de equipe, tendo acabado de escapar da vida após a morte.

Com Gotham City aparentemente isolada do mundo exterior pelas forças militares, Donna foi forçada a se aproximar da cidade a pé e entrou em uma altercação com dois soldados que terminou com ela dobrando a arma de um soldado depois de arrancá-la dele em alta velocidade.

Embora a cena da luta fosse impressionante, levantou a questão de por que Donna estava caminhando vagarosamente para Gotham City em vez de entrar em ação e por que ela sentiu a necessidade de confrontar os soldados em primeiro lugar, quando ela poderia facilmente ter evitado eles com seus poderes e formação.

A única resposta é que os escritores de Titãs pareciam querer reconhecer que cometeram um erro em relação a como Donna morreu na segunda temporada de Titãs, com Donna indiferentemente observando “Já estive lá, fiz isso”, depois que um soldado tentou atirar nela.

Por conta própria, muitos desses erros podem passar despercebidos. No entanto, colocados tudo junto com o contexto de um personagem que literalmente parece desaparecer, esses incidentes ressaltam um grande problema com a história de Titãs até agora.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›