Tarantino critica Halloween e explica ‘morte’ da franquia

Decisão no segundo filme descarrilou enredo todo, segundo artista

Quentin Tarantino, grande fã de Halloween e de seu diretor, tem a resposta para o que causou a queda gradual de qualidade nos filmes da franquia.

Em participação no podcast Consequence of Sound, Tarantino admitiu que a decisão de fazer a protagonista e o antagonista parentes acabou com uma história antes perfeita.

“Eles são meio que frutos de uma árvore envenenada, porque a Laurie não é irmã da Forma.”

O cineasta chegou a ser considerado para dirigir o sexto filme, de 1995, e já contou anteriormente seus planos para a história.

Cena de Halloween - A noite do terror (Reprodução)
Cena de Halloween – A noite do terror (Reprodução)

De acordo com ele, o principal motivo que deixava Halloween tão assustador é o fato de que não há uma explicação para Michael perseguir Laurie. Para o artista, criar uma relação entre os dois desvaloriza o caráter insano do serial killer.

O remake, dirigido por Rob Zombie, também não agradou o diretor.

“Quando eu assisti ao primeiro, eu não gostei. Não gostei do visual dele, e não gostei das coisas que acrescentaram. Além disso, a última hora do filme era um remake em versão acelerada do primeiro. Que merda era aquela?”

No fim das contas, depois de alguns meses, ele decidiu ver os dois remakes de novo e acabou os apreciando mais. “Depois de superar os preconceitos da minha cabeça, eu gostei bastante”, admitiu. “Não só isso, mas o segundo é melhor ainda, porque é algo completamente original”.

Relação entre personagens de Halloween foi insistência de emissora?

John Carpenter, criador da franquia e responsável pela reviravolta, também não aprova a ideia. Segundo entrevista que concedeu, ele só escreveu o trecho que revelada o parentesco porque foi pressionado pela NBC a aumentar a duração do segundo filme:

“A revelação sobre ele ser irmão dela foi causada pela NBC. A emissora comprou os direitos para exibição de Halloween na televisão, mas nosso filme estava muito curto para o gosto deles, então precisávamos adicionar alguma coisa.”

“Eu acho que tinha que aumentar o filme em uns oito minutos ou algo assim, eu não lembro direito. Mas não tinha nada para acrescentar”, confessou.

Jamie Lee Curtis é Laurie Strode em Halloween (Reprodução)
Jamie Lee Curtis é Laurie Strode em Halloween (Reprodução)

“O primeiro filme era tudo o que eu queria ter feito […] Foi então que eu pensei no negócio deles serem irmãos, e foi horrível simplesmente terrível. Mas, mesmo assim, eu fiz.”

A Edição de Colecionador de Halloween Ends, mais recente filme da franquia, repleta de extras e informações dos bastidores, está disponível para compra digitalmente, em DVD e Blu-Ray.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›