Streaming passará a ser medido pelo Ibope

O advento das plataformas de streaming modificou a forma de consumir entretenimento no mundo inteiro. Por isso, a Kantar Ibope, empresa que faz a medição dos dados de consumo da TV aberta e paga no Brasil, decidiu incluir uma mudança na medição da audiência aqui e passará a contabilizar os números relacionados aos serviços dessas plataformas.

Agora, a audiência de serviços como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video será contabilizada, de acordo com informações divulgadas na última semana.

O projeto prevê que, durante o segundo trimestre deste ano, a Kantar Ibope instale um aparelho conhecido como focal meter em pelo menos 3 mil residências do Brasil que utilizam banda larga. Esse aparelho é responsável por determinar quem vê o quê na Internet.

Assim, é possível analisar dados como sexo, idade e localidade na avaliação da audiência.

O objetivo de fazer essa medição individual é justamente reconhecer o tipo de conteúdo que cada pessoa de determinada residência consome não apenas na televisão, mas também em seus outros aparelhos eletrônicos como notebook, tablete, videogame ou celular (que costuma ser o meio mais comum e fácil de acesso a esse tipo de conteúdo).

O interessante é que também é possível medir a audiência do usuário mesmo a partir de dados móveis como o 4G, pois a empresa terá um ID de cada aparelho utilizado em cada domicílio que aceitar participar da pesquisa.

O focal meter deverá ser instalado em residências que possuem serviço de banda larga e que já fazem parte do Painel Nacional de Televisão e que utilizam o peoplemeter, aparelho que faz a medição da audiência da TV nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras.

Essa mudança trará um novo panorama do comportamento do usuário e poderá causar impactos no mercado de mídia e publicidade, já que, atualmente, a Kantar só consegue saber se o usuário está utilizando a TV aberta, TV paga ou outro tipo de entretenimento, mas não é possível determinar qual o streaming que está sendo utilizado ou qual plataforma é mais vista em determinada região do país.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›