Estrela de The Walking Dead, Steven Yeun não quer ser estigmatizado como ‘ator asiático’

O astro de The Walking Dead, Steven Yeun é um dos nomes hoje mais requisitados na televisão e cinemas. Então, sua recente indicação ao Oscar é a prova do reconhecimento do trabalho do ator que vem sendo construído há anos.

Yeun foi indicado ao Oscar por sua atuação em Minari, filme de Lee Isaac Chung. Esta foi uma indicação histórica, pois o ator é o primeiro asiático-americano a ser indicado na categoria de Melhor Ator.

Porém, algo sobre esse título de “primeiro asiático” incomoda Yeun, O astro teme teme ser definido apenas como um “ator asiático-americano”. Logo, em entrevista ao The Hollywood Reporter ele explica como isso pode afetar a sua carreira.

“Se eu desvincular isso de mim e ver o que aquele momento pode significar além de mim, é legal que possamos estabelecer um novo terreno e que os jovens asiático-americanos possam sentir que isso é possível para eles também”, afirma o ator.

Porém, ele também expõe os problemas com a estigmatização:

“Às vezes, uma narrativa em torno de identidade amarra você e te coloca  em uma caixa estranha da qual temos que sair novamente.”

Minari

Sendo assim, ele acrescentou que a mesma ideologia se estende a Minari, deixando claro que  o filme  mostra apenas “um lado da América asiática” e “não fala por todos os asiáticos”.

Yeun foi cauteloso em fazer um grande estardalhaço sobre conseguir uma indicação tão histórica. Ademais, o ator disse em uma entrevista à Variety publicada em dezembro passado:

“É provavelmente uma chatice que seja o caso. Esta é uma pergunta difícil para mim. Por melhor que seja abrir um precedente ou fazer parte de um momento que ultrapassa uma barreira, eu pessoalmente também não quero ser preso por esse momento. A verdade é que estou tentando entender por mim mesmo quem eu sou, individualmente. ”

Indicações

 

Yeun irá concorrer como Melhor Ator com Chadwick Boseman por Ma Rainey: A Mãe do Blues, Riz Ahmed por O Som do Silêncio, Anthony Hopkins por The Father e Gary Oldman por Mank.

Sendo assim, a indicação de Melhor Ator é uma das seis indicações ao Oscar  de Minari.  Logo, o longa também concorre como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Atriz Coadjuvante por Yuh-jung Youn.

Yeun ganhou um papel no projeto mais recente de Jordan Peele. Ademais, ele também está produzindo uma nova série de comédia da Netflix .

Logo, os fãs do ator poderão saber no domingo, 25 de abril se ele levará para casa o troféu de Melhor Ator.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›