Stan Lee admitiu que criou o Homem de Ferro para ser totalmente desagradável

O Homem de Ferro é um dos heróis mais amados da Marvel, mas o falecido Stan Lee admitiu que originalmente criou Tony Stark como um desafio para fazer de um dos personagens mais desagradáveis se tornar o favorito dos fãs

Em uma entrevista promovendo o primeiro filme do Homem de Ferro, Lee disse que se atreveu na década de 1960 a criar um personagem que os leitores deveriam odiar, e o Homem de Ferro foi o resultado.

Em uma entrevista de 2013 (via ScreeRant), Lee admitiu que intencionalmente criou Tony Stark para ser desagradável como um desafio de fazer os leitores amarem alguém que não era um cara bom.

Ele disse que os leitores não eram exatamente fãs da guerra e dos militares quando o Homem de Ferro foi criado durante a Guerra Fria.

Em resposta, ele fez um herói que representava todas as coisas ruins da guerra. Lee disse que enfiava Stark na garganta dos leitores para que gostassem dele – e funcionou.

“Eu acho que me dei um desafio. Foi o auge da Guerra Fria. Os leitores, os jovens leitores, se havia uma coisa que eles odiavam, era a guerra, eram os militares. Então, eu tenho um herói que representou isso ao centésimo grau. Ele era fabricante de armas, fornecia armas para o Exército, era rico, era industrial. Achei que seria divertido pegar o tipo de personagem que ninguém gostaria, nenhum de nossos leitores gostaria, e empurrá-lo goela abaixo e fazê-los gostar dele… E ele se tornou muito popular”.

Homem de Ferro (Marvel Comics)
Homem de Ferro (Marvel Comics)

O Homem de Ferro estreou em Tales of Suspense #39, apresentado como um traficante de armas bilionário que se tornou um herói após forjar sua própria armadura que o libertou da captura.

Tony Stark não parece alguém por quem os leitores desenvolveriam um apego imediato, já que ele era um industrial egocêntrico que vendia armas extremamente perigosas para quem pagava mais.

Inicialmente, Stark era um egoísta que raramente pensava sobre as consequências de suas ações.

No entanto, com o tempo, Stark evoluiu para um personagem amado pela Marvel Comics, que ficou ainda mais amado depois de ser trazido à vida por Robert Downey Jr. no Universo Cinematográfico da Marvel.

Agora, parte do que torna o Homem de Ferro grande foi sua redenção. Enquanto ele teve suas lutas e tomou muitas decisões questionáveis ​​ao longo de seu tempo nos quadrinhos, Stark está muito distante do industrial original que era mais um vilão do que um herói.

Embora ele ainda seja um bilionário e goste de desenvolver tecnologias arriscadas, as ações de Tony agora se concentram no que é melhor para a humanidade, em vez de apenas ele mesmo.

Tanto nos quadrinhos quanto no MCU, ele tentou fazer suas ações passadas bem no presente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›