Saiba a ordem cronológica para assistir os filmes de Superman

Um dos heróis mais antigos e mais amados que conhecemos, a história de Superman começou há 80 anos com o lançamento da primeira HQ Action Comics, trazendo o super-herói com cara de humano e superpoderes de alienígena.

Quase 40 anos depois estreava a primeira adaptação cinematográfica de Superman, com Christopher Reeve encarnando o super-herói.

Desde então, mais oito filmes de Superman foram produzidos e vamos mostrar aqui a ordem cronológica correta para se assistir todos os longas que contam com o super-herói mais amado da DC.

Superman (1978)

A produção que estabeleceu o padrão para o cinema de super-heróis nas décadas seguintes, com excelente roteiro, música e efeitos especiais impressionantes, Superman apresentou Christopher Reeve como protagonista.

O jeito nerd e atrapalhado do Clark Kent contrastando com o ar forte e poderoso de Superman mostrado por Reeves fez com que o público se apaixonasse automaticamente pelo herói, que enfrentou Zod e Lex Luthor em sua primeira parição nas telas dos cinemas.

Superman II (1980)

A sequência do icônico Superman começou a ser produzida antes mesmo de seu original chegar aos cinemas e teve algumas complicações, como a troca de direção e a perda de um importante membro da equipe de produção.

Mesmo assim, o longa, que trouxe de volta os inimigos do homem de aço, conhecidos no primeiro filme teve tão sucesso que superou seu original, sendo considerado até hoje o melhor filme de Superman já produzido.

Brandon Routh em Superman - O Retorno (Reprodução / DC)
Brandon Routh em Superman – O Retorno (Reprodução / DC)

Superman III (1983)

A tentativa de inserir mais humor a franquia adicionando Richard Pryor ao terceiro filme, assim como uma versão malvada de Superman, numa tentativca de inovar, não deu tão certo quanto sua produção pensou, não trazendo ao terceiro filme um sucesso tão grande quanto seus antecessores.

Superman IV: Em Busca da Paz (1987)

A última vez que Christopher Reeve vestiu a capa de Superman também não foi lá muito bem-sucedido, com uma trama forçada ambientada durante a Guerra Fria, onde o homem de aço tenta livrar o planeta Terra de todas as armas nucleares, enquanto luta com um homem nuclear criado por Lex Luthor.

Superman: O Retorno (2006)

Depois do insucesso de Superman 3 e 4, Superman meio que ignora os dois últimos filmes e configura uma sequência de Superman 2, e apesar de doido, acaba dando certo, já que o filme foi um grande sucesso de bilheteria.

Com um elenco novo, com Brandon Routh, como Superman, e Kevin Spacey, como Lex Luthor, o filme mostrou retorno do homem de aço a Terra, após 5 anos em uma viagem exploratória a Kripton, quando ele precisa lutar mais uma vez contra seu aqui inimigo, que tem um plano sinistro.

Apesar de seu sucesso, o filme se tornou um grande problema para a Warner Bros, devido às alegações de comportamento predatório do diretor Bryan Singer e de Kevin Spacey.

Homem de Aço (2012)

O filme que apresentou Henry Cavill como Superman foi uma reiniciação e tanto para o super-herói, que com a direção de Zack Snyder mostrou um retrato mais realista do homem de aço.

Com efeitos visuais impressionantes, o filme beira o gênero de ficção científica, sem perder seu ar de ação de super-herói, como uma perfeita preparação para o que estava para vir no Snyderrverse.

Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução / Warner Bros.)
Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução /DC)

Batman v. Superman: A Origem da Justiça (2015)

Ambientado logo após o devastador ataque kryptoniano a Metrópolis de Homem de Aço, Superman é investigado pelo Governo dos EUA, enquanto enfrenta um Batman, que manipulado por Lex Luthor, vê Superman como um inimigo.

Numa preparação para a Liga da Justiça, o filme apresentou ao mundo os futuros membros do conhecido grupo de super-heróis, Aquaman, Cyborg e Mulher Maravilha.

Liga da Justiça (2017)

A versão menos apreciada de Liga Justiça, que foi finalizada por Joss Whedon, depois da saída de Zack Snyder, devido uma tragédia familiar, trouxe Batman tentando unir um grupo de heróis para combater uma invasão alienígena muito mal-sucedida com muitas cenas reescritas e refilmagens.

O filme se tornou uma mancha para a DC, após acusações de membros do elenco apontando má conduta de Whedon e outros membros da equipe de produção e foi praticamente enterrado com o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder.

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Após uma grande campanha criada por fãs na internet pedindo pela versão de Zack Snyder da Liga da Jsutiça, a HBO Max realizou o desejo do público e lançou o Snydercut em março deste ano.

A versão e Snyder é tão imensamente melhor, dando o devido valor a Superman e Cyborg, que é considerada como a versão oficial pelos fãs, que afirmam que a Liga da Justiça de Whedon não se compara a obra de arte de Snyder.

Com exceção da Liga da Justiça de Joss Whedon (disponível na Netflix), todos os outros filmes estão disponíveis na HBO Max, apenas para assinantes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›