Richard Donner, diretor de Os Goonies e Superman, morre aos 91

O aclamado cineasta Richard Donner morreu aos 91 anos. A informação foi dada por sua esposa, a produtora Lauren Shuler Donner. O trabalho de Donner é conhecido por ter mudado a forma de fazer cinema e ele é considerado uma inspiração para vários cineastas que vieram depois dele.

Donner viu a sua carreira como diretor alcançar um outro patamar quando lançou o clássico de terror A Profecia (1976). O longa é considerado uma prova da sua capacidade, pois após este filme ele se aventurou em uma obra que revolucionou o gênero dos filmes de super-heróis.

No Superman de 1978, Donner trouxe o herói fantástico de Christopher Reeve para a tela grande de uma forma mais humana. O marketing do filme já colocava o personagem em uma posição mais próxima do público: “Você vai acreditar que um homem pode voar.”

“Se o público não acreditasse que ele estava voando, eu não tinha um filme”, disse Donner à revista Variety em 1997.

Foi Donner quem trouxe para o mundo da DC Comics o romance e o humor que se tornaram marcas do Super-Homem como protagonista. Ele preparou o cenário para décadas de histórias de super-heróis que se seguiram.

O diretor teve uma carreira longeva e admirável na indústria do entretenimento. Donner trabalhou em uma diversidade muito grande de gêneros no cinema.

Uma das suas obras mais conhecidas foi Os Goonies, de 1985. No longa ele se arrisca no espaço das produções infanto-juvenis, mas não se dá para duvidar da sua capacidade de transpor o espírito aventureiro da juventude.

Já no filme de ação de 1987, Máquina Mortífera, trouxe uma nova roupagem para o gênero de comédia de amigos dos anos 80. Os Fantasmas Contra-Atacam , de 1988, colocou o clássico de Natal em outra posição, trazendo um ar sinistro para o filme.

Christopher Reeves em Superman: o Filme (Divulgação)

“Gosto de virar minha cabeça em suspense, não em desgosto. Claro, houve muitas mortes, mas eles morreram como morreram nos faroestes. Eles foram baleados; eles não foram desmembrados”, declarou o diretor em 1987 para o New York Times.

Além disso, Donner tem muitos trabalhos na televisão no seu currículo. Entre os títulos no seu currículo estão: Tales from the Crypt e o clássico cult The Twilight Zone. A extensão da sua atuação vai do filme televisivo Free Willy a X-Men.

Antes de falecer, Donner estava planejando retornar à franquia Máquina Mortífera e disse em 2020 que um quinto filme da série seria o último que ele dirigiria.

A causa da morte de Richard Donner não foi divulgada até o momento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›