Quem são os culpados pelo CGI medonho de Dwayne Johnson em O Retorno da Múmia

Filme marcou a estreia do ator nos cinemas, porém é criticado até hoje

O ator Dwayne Johnson, também conhecido como The Rock, é uma das maiores estrelas de cinema atualmente, porém, sua carreira começou de uma maneira quase catastrófica, no filme O Retorno da Múmia, em 2001.

Acontece que, além de ter pouquíssimas falas, o ator interpretou um personagem conhecido como Mathayus (ou Escorpião Rei), um ser híbrido que era metade humano metade escorpião.

O design da criatura, entretanto, deveria ter feito o personagem digno de seu título, mas ele acabou sendo lembrado principalmente pelo desastre com o terrível CGI.

Mas qual foi o motivo para o trabalho ter ficado tão desagradável aos olhos do público?

De acordo com uma publicação do site Screen Rant, vários problemas se somaram na construção de O Retorno da Múmia e dessa cena especificamente.

O cronograma de produção apertado e apressado que fez com que muitos dos efeitos do filme fossem concluídos no último minuto é uma das causas.

Além disso, a direção estava excessivamente ambiciosa e confiou em novas tecnologias que ainda não eram avançadas o suficiente para a produção de um filme daquele porte.

Nem mesmo a equipe de efeitos especiais estava segura e preparada o suficiente para trabalhar com aquela tecnologia.

Além disso, eles foram pressionados a cumprir prazos muito curtos antes do lançamento do filme.

Dwayne Johnson como Escorpião Rei em O Retorno da Múmia (Reprodução)
Dwayne Johnson como Escorpião Rei em O Retorno da Múmia (Reprodução)

A maioria das tomadas de efeitos visuais foi entregue apenas seis semanas antes da estreia, e o oásis desajeitado e autodestrutivo do clímax foi concluído apenas duas semanas antes.

Nem mesmo o diretor do filme, Stephen Sommers, tinha noção de como ficaria o CGI, e apenas se apegou ao pensamento de que suas ideias ambiciosas seriam bem executadas a tempo.

O supervisor de efeitos visuais, John Berton, revelou no DVD especial que o personagem foi inspirado na obra de Ray Harryhausen, reminiscente de Jasão e os Argonautas (1963).

A criação do Escorpião Rei foi ainda mais complicada pelo desejo de Sommers de criar algo que nunca havia sido feito antes, usando tecnologia que não era possível ao fazer o primeiro filme – A Múmia – lançado dois anos antes.

Por fim, fica claro que o Escorpião Rei era uma ideia grandiosa demais até mesmo para as melhores ferramentas de construção de efeitos digitais disponíveis naquela época.

Dwayne Johnson em O Escorpião Rei (Reprodução / Universal)
Dwayne Johnson em O Escorpião Rei (Reprodução / Universal)

O mais prudente teria sido utilizar um design menor, com mais membros humanos e que fosse composto de maquiagem ou captura de movimento.

Isso teria sido mais assustador e crível – e não teria virado um motivo de chacota mesmo tantos anos depois.

De todo modo, O Retorno da Múmia serviu para mostrar o que não fazer quando o assunto é CGI.

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