Quem foi afinal culpado pelo fracasso de franquia Duro de Matar?

Filme teria spin-offs que deram errado

A série Duro de Matar se tornou uma franquia bilionária desde o lançamento de seu primeiro filme em 1989. O sucesso foi tamanho que quase foi produzida uma série de filmes prequela, mas por que isso não aconteceu?

Após o lançamento do filme de 2013, foram feitas várias negociações para o desenvolvimento de um filme que contasse a história de John McClane antes de lidar com anarquistas engenhosos.

Para isso, o projeto recebeu o título provisório de Die Hard: Year One (ou Duro de Matar: Ano Um, em tradução literal). Ao longo do tempo, ele teve inúmeras formas diferentes enquanto a produção tentava ajustá-lo à melhor forma de lançar.

Assim, o filme teria sido uma sequência parcial ao contar a história de McClane nos dias atuais e uma prequela parcial, seguindo o dia a dia do personagem nos anos 1970, conforme destacou o Screenrant (via Deadline).

Com o passar dos anos, o filme se chamaria apenas McClane, porém, ele foi cancelado de vez em 2021.

Bruce Willis e Reginald Vel Johnson em Duro de Matar (Reprodução)

Mas por que McClane foi cancelado de vez?

O desenvolvimento da prequela foi suspenso quando a Disney adquiriu a 20th Century Fox no ano de 2019.

Por causa disso, o diretor, Len Wiseman, que estava contratado para dirigir o filme, conseguiu fechar um contrato para a produção do filme com a Lionsgate. Entretanto, mesmo assim, o projeto não foi para frente e foi cancelado de vez.

Die Hard: Year One já era uma história em quadrinhos

Para os fãs que desejam ler, há muito da história de McClane em forma de quadrinhos. O filme, inclusive se baseou neles, pois foram lançados em 2009.

Na história em quadrinhos, McClane é um policial da cidade de Nova York, nos anos 1970, e toda a trama segue os passos dele e seu filho.

Assim, apesar de existir uma chance de uma prequela ser igualmente ótima ou mal ser apreciada, a história em quadrinhos sugere que poderia ter dado muito certo.

Diretor de Duro de Matar foi sincero sobre controvérsia que envolve o filme

Uma das perguntas que mais envolvem o filme se ele é natalino ou não. O diretor John McTiernan, que dirigiu o primeiro filme da franquia, afirmou:

“Não cabe a nós darmos essa resposta, mas os espectadores. É o público que tem que dizer. Se o público decidir que eles querem que seja um filme de Natal, é um filme de Natal. É assim que as coisas são. Ele não foi planejado para ser um filme natalino, nem foi deliberadamente criado para acontecer no Natal, não era a intenção inicial.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›